Fechando o ciclo de reuniões para discutir a implantação das Centrais de Interpretação de Libras (CIL), que foram doadas pelo Governo Federal aos Estados, o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, se reuniu com a secretária da Assistência Social de Parnaíba, Flaviana Veras, na manhã desta terça-feira (9). A assistente social Martha Amorim, a fisioterapeuta Cleonice Carvalho, ambas da Seid, e a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba (APAS), Lindalva Sousa, também participaram da reunião.
Hélder Jacobina destacou a importância da CIL para a inclusão das pessoas surdas. “Estas Centrais, que serão implantadas em Teresina, Picos e Parnaíba, deverão promover a inclusão das pessoas surdas de diversos municípios do Piauí. Já nos reunimos com representantes desses três municípios e todos eles demonstraram bastante interesse em receber esse centro”, ressaltou.
Para Flaviana Veras, o serviço será um marco no atendimento às pessoas surdas na região Norte do Estado do Piauí. “Para nós é um grande ganho, pois vai aumentar a autonomia das pessoas surdas, que vão poder resolver os seus problemas com maior facilidade. Tudo o que vier para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, o município de Parnaíba está de portas abertas para acolher”, informou.
As Centrais de Interpretações de Libras foram doadas pelo Governo Federal aos estados no fim do mês de fevereiro e têm o objetivo de facilitar o acesso das pessoas surdas aos serviços públicos ou privados, por meio do acompanhamento de intérpretes de Libras. “Agora, estamos no aguardo para que os equipamentos doados pelo Governo Federal cheguem, e assim possamos enviá-los aos municípios, para que os mesmos, nesta parceria entre as três esferas, possam melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas, no que diz respeito à acessibilidade na comunicação com o serviço público”, relata Hélder Jacobina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.