Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Colunas /

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

09/12/2016 - 10h37

Compartilhe

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

09/12/2016 - 10h37

Receita da Feijoada Brasileira

Feijoada Brasileira

 

A receita não é minha e nunca fiz feijoada, mas como iguaria brasileira hoje não muito presente em nossas mesas por conta do preço do feijão, vale a pena ser lembrada e quem sabe interpretada:

 

Ingredientes

 

Feijão:

500g de feijão preto
2 linguiças calabresas (cortadas em cubos)
3 gomos de paio
500g de carne-seca
500g de costela salgada
500g de lombo suíno salgado
1 cebola grande
3 dentes de alho
Pimenta-do-reino
Lascas de pimentão verde
Coentro (picado)
Salsa
Cheiro-verde
Ingrediente secreto: alecrim
1 saco de tempero de feijão em pó (opcional)

 

Farofa:

 

3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média
1 cenoura ralada
1 pitada de sal

 

Couve:

1 maço de couve
4 dentes de alho
Azeite extravirgem

 

Modo de preparo

 

Feijão:

Deixe o feijão de molho por, pelo menos, uma hora. Ferva a costela, a carne-seca e o lombo duas vezes, para dessalgá-los. Na panela de pressão, coloque a cebola, o paio e a linguiça calabresa, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles. Depois de fervidas, acrescente as carnes salgadas. Acrescente o alho e refogue tudo até que as carnes ganhem mais cor. Inclua o feijão lavado, as lascas grandes de pimentão verde e uma pitada de pimenta-do-reino.


Encher a panela com água até cobrir o conteúdo, colocar uma pitada de alecrim (ingrediente secreto), fechar a tampa e deixar na pressão por 25 minutos.


Quando o feijão estiver cozido, recolha as lascas de pimentão verde da panela e acrescente à panela salsa, cheiro-verde, coentro e o tempero de feijão em pó. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Enquanto o feijão estiver na pressão, vale ir preparando a farofa e a couve.

 

Farofa:

Para a farofa, derreta as colheres de manteiga numa panela para dourar as cebolas e acrescente a cenoura ralada. Quando ambas estiverem coradas e a manteiga começar a soltar da cenoura, agregue farinha aos poucos, até atingir o ponto desejado. Por último, acrescente o sal.

 

Couve:

A couve tem que estar fresca e, de preferência, deve ser comprada inteira. Por isso, evite as couves já raladas. Lave as folhas e corte-as em tiras bem finas. Em uma frigideira espaçosa, refogue o alho no azeite.


Em seguida, jogue a couve desfiada. Acrescente o sal e mexa por alguns minutos, até que ela perca o volume e esteja cozida.

 

Enquanto isso no panelão do Senado

 

Pois é, depois de se vangloriar de sua inteligência superior e de virar réu por desvio de dinheiro público no processo que envolve sua filha com a jornalista Mônica Veloso, o Presidente do Senado, Renan Calheiros, foi afastado da Presidência pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, que atendeu a um pedido da Rede de Sustentabilidade. Foi afastado, mas não se afastou, pois a mesa Diretora daquela Casa entendeu que não era o caso e resolveu esperar. O Senado costurou acordo com o STF para contornar a crise e não afastar o afastado,esperando pelo julgamento final do STF. O STF como já anunciado midiaticamente atendeu aos pedidos e o manteve no cargo, deixando-o de fora da linha sucessória da Presidência da República.  A crise entre os poderes já existente há alguns anos e acirrada em 2016, se concretiza a cada dia. Quem pode mais? Legislativo que legisla em causa própria e propõe leis que pretendem passar a mão na cabeça dos corruptos, ou que aumentam seus próprios proventos, enquanto o povo brasileiro é punido com a PEC 241/55/2016; ou, Judiciário com seus abusos de poder e negociações nada transparentes? 

Ana Regina Rêgo

Comentários