Como anunciado antes por nosso governo e pela Azul Linhas Aéreas, Parnaíba recebeu no último sábado, 16/09, o voo inaugural da rota Campinas/SP a Parnaíba. A aeronave, um jato Embraer 195, com capacidade pra 118 passageiros, veio lotada.
Não é a primeira vez que Parnaíba recebe voos com incentivos governamentais; assim o voo em si não é novidade. Todavia, desta vez há diversos elementos que me fazem acreditar que a iniciativa veio pra ficar; o que acontecerá na medida em que demonstre viabilidade de mercado.
Parnaíba, que já recebe voos oriundos de Teresina e de Fortaleza, contará agora com ligação direta com o maior mercado do Brasil: São Paulo, pois como sabemos Campinas fica a cerca de de uma hora da capital São Paulo, por rodovia.
Além disto, o chamado trade turístico está bem mais desenvolvido hoje no nosso litoral do que no passado e já conta com boa estrutura para recepcionar os turistas: hotéis, pousadas, barracas, mercados, restaurantes e serviços diversos. Obviamente a beleza de nossos atrativos naturais continua lá: o delta e nossas praias, que estão entre as mais mornas e belas do Brasil.
Por último, a presença do aeroporto - com plenas condições de operar - e a enorme possibilidade de consolidação de Parnaíba como a porta de entrada desta excepcional rota das emoções, que integra nosso Delta aos Lençóis Maranhenses e a Jericoacoara.
--------------------
Merlong Solano é professor da Ufpi e secretario estadual de governo.
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.