PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA- 2016-2017
A CAIXA Econômica Federal está recebendo inscrições para patrocínio a Festivais de Teatro e Dança.
Os projetos deverão ser apresentados exclusivamente por pessoa jurídica cuja natureza/objeto social seja de finalidade cultural e que atenda às exigências deste regulamento e concorrerão a apoios de até R$ 200 mil.
Para efeito de análise a CAIXA determina que serão considerados somente os festivais que contemplem a partir de cinco companhias/grupos de teatro ou dança, que tenham no mínimo dez espetáculos distintos.
Os projetos serão analisados com base nos critérios: Perspectiva de contribuição ao enriquecimento sociocultural da população brasileira; Concepção geral do projeto;Currículo da equipe de produção do festival; Currículo das companhias integrantes (caso já tenham sido definidas); Programação do festival (caso já tenha sido definida); Histórico do festival; Expectativa de interesse do público; Adequação orçamentária; Contrapartidas ao patrocínio, que deverão ser apresentadas obrigatoriamente pelo proponente devendo ser negocial, social, ambiental e de imagem.
As inscrições serão realizadas pelo site http://www.programasculturaiscaixa.com.br, até 21 de julho de 2015, às 17h00min do horário de Brasília.
Informações e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados exclusivamente na Seção “Fale Conosco” do site: http://www.programasculturaiscaixa.com.br.
PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA CAIXA – 2016-2017
O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural vai selecionar projetos para compor a programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2016 e fevereiro de 2017, podendo ser estendido até fevereiro de 2018, em caso de projetos itinerantes (realizados em mais de uma Unidade).
O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. Cada proponente pode apresentar até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com CAIXA Cultural.
Serão aceitos projetos de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); teatro (contemporâneo, físico, circo-teatro, performance de palco, etc.); dança (contemporânea, clássica, dança-teatro, etc.); música e cinema. Poderão ser apresentados ainda, projetos para palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros.
As inscrições podem ser feitas até do dia 21 de julho de 2015 pelo site http://www.programasculturaiscaixa.com.br. Informações podem ser colhidas no mesmo site.
Com informações da Agência de Notícias da Caixa.
NOVO EDITAL DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
Lançado recentemente o EDITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL PARA O ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS E COEDIÇÕES tem como objetivo a formação de parcerias para desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, doravante denominada OBRA, para promover publicações de relevância para a cultura brasileira, na forma de livro ou revista, impresso e/ou digital, com o propósito de divulgar, valorizar e ampliar o acesso ao patrimônio bibliográfico, iconográfico, sonoro e digital da Fundação Biblioteca Nacional, além da produção intelectual produzida sobre práticas laborais, de pesquisa e acervos sob a guarda da instituição.
As parcerias de que trata o Edital poderão ser estabelecidas, por meio de instrumento legal próprio, com instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos e que tenham entre suas finalidades a realização de projetos culturais e/ou a edição de livros ou revistas, destacando-se que não haverá repasse de recursos financeiros entre a FBN e as instituições selecionadas para parceiras.
As entidades interessadas em participar do edital dever ter entre suas finalidades sociais a realização de projetos culturais e/ou a edição de livros e revistas – sendo permitidas parcerias com terceiro(s).
As propostas devem ser encaminhadas para o endereço da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Maiores informações: http://www.bn.br/edital/2015/edital-chamada-publica-estabelecimento-parcerias-coedicoes
CADASTRO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) apresentou nessa terça-feira (23), uma primeira versão da ferramenta digital que implementa o Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. Previsto para ser lançado em outubro, o cadastro permitirá a autodeclaração, o mapeamento e a articulação entre Pontos de Cultura e se constituirá em uma futura rede social de troca e colaboração para a Cultura.
O Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura será a mais nova ferramenta da Rede Cultura Viva, uma rede dos fazedores e fazedoras de cultura do Brasil. Para quem já é Ponto, o sistema será uma forma de manter os dados atualizados, acompanhar a execução de planos de trabalho e enviar informações sobre atividades desenvolvidas, além de se manter informado a respeito de encontros, editais, apoios e articulações.
Com informações do site MinC: www.cultura.gov.br
Ana Regina Rêgo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.