No período de 17 a 27 de março, a primeira capital do Piauí, Oeiras, além de vivenciar os tradicionais eventos da Igreja Católica durante a Semana Santa, também receberá o I Festival Bandolins de Oeiras, evento que vem, tanto para homenagear o Grupo Bandolins de Oeiras, formado por senhoras daquela cidade, como para proporcionar maior visibilidade à música oeirense e possibilitar o intercâmbio entre propostas musicais de todo o país.
O Festivalque é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Associação da Orquestra Sinfônica de Teresina e com a Prefeitura Municipal de Oeiras, terá sua programação integrada à programação religiosa e promoverá de forma gratuita e pública, shows, cursos de música e saraus, dentre outros.
Vale destacar ainda que a Secretaria Estadual de Cultura estará entregando a reforma do Sobrado Major Selemérico que deverá se transformar em mais um espaço cultural de Oeiras.
Maiores informações: https://www.facebook.com/bandolinsdeoeiras/?fref=ts
39ª FESTIVAL DE CINEMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Um dos mais antigos festivais de cinemas do Brasil, o Festival Guarnicê de Cinema promovido pela UFMA está com inscrições abertas até 13 de março e acontecerá em São Luís no período de 06 a 11 de junho de 2016.
A ideia é proporcionar visibilidade às produções audiovisuais e ao mesmo tempo, promover o intercâmbio entre realizadores de países íbero-americanos e de língua portuguesa.
O evento divide-se em três modalidades que possibilitam adivulgação dos filmes: 1. Mostras competitivas; 2. Mostras especiais não competitivas e por último, as ações formativas.
Para as mostras competitivas podem concorrer filmes de curta e longa metragens, em formato digital, finalizados a partir de janeiro de 2014.
Podem concorrer cineastas, produtores e distribuidores.
As inscrições são gratuitas. Maiores informações: www.cultura.ufma.br/39guarnice
IV FÓRUM LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULORECEBE INSCRIÇÕES
Estão abertas até o dia 03 de abril inscrições para os workshops do Fórum Latino-Americano de Fotografia. O evento acontece entre os dias 16 e19 de junho em São Paulo no Itaú Cultural. Serão ofertados quatro workshops com 20 vinte vagas para cada. O primeiro denomina-se Domesticidades e propõe uma pesquisa coletiva das diferentes formas de morar e da intimidade dos anônimos da cidade de São Paulo, através do exercício de uma etnografia, que se situa no limite entre o público e privado, a realidade e a ficção.
O segundo workshop denominaDe Gavetas e Fotolivrose propõe refletir sobre a memória e os silenciamentos pessoais e coletivos. A ideia é criar uma “capsula do tempo” com cadernos de imagens sobre temas aleatórios que representem memórias individuais ou coletivas. Já a terceira oficina chama-se Experiência Broomberg e Chanarin, e será facilitada pelos fotógrafos Adam Broomberg e Oliver Chanarin. Segundoinformações de divulgação do Fórum disponível no site do Itaú Cultural, os dois são “conhecidos por romper com as formas mais elaboradas e complexas de se fazer fotografia, eles exploram em aula a noção de evidência visual e de que forma a fotografia pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta legal”.
O último workshop vai explorar a temática Arquivo e Memória Política e a proposição dos facilitadores é um mergulho em registros fotográficos variados, mas concernentes à violações dos direitos humanos, das liberdades políticas e de expressão. A ideia é procurar vestígios visuais da história recente do Brasil.
Os interessados podem se inscrever em dois workshops que tenham interesse, porém, somente serão escolhidos para frequentar um dos workshops.
Maiores informações: www.itaucultural.org.br/forumfoto2016
Ana Regina Rêgo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.