Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 05 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

24/05/2016 - 12h03

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

24/05/2016 - 12h03

Mídia tradicional vem sendo comida pela mídia online

Antes da internet, nosso problema com a informação era a sua escassez. Atualmente, nosso problema é uma abundância impossível de administrar. Agora, portanto, os escassos recursos com que contamos são a atenção e o tempo, e é sobre eles que estourou uma guerra terrível entre a mídia tradicional e as novas empresas baseadas na internet. O “consumo” (uma palavra horrível, mas muito usada) da velha mídia está decaindo, enquanto a mídia online vem conseguindo cada vez mais a atenção e o tempo das pessoas.


No momento, os maiores ladrões são o YouTube e o Facebook. O YouTube conta com um bilhão de usuários, metade dos quais o acessam via dispositivos móveis. Em média, o tempo passado no site é de 40 minutos. O Facebook agora reivindica contar com 1,65 bilhão de usuários ativos por mês, que passam, em média, 50 minutos por dia em seus serviços. Portanto, se o Google é um gorila de 350 quilos, o Facebook é um King Kong de uma mega tonelada.

 

Se o Facebook quer se tornar um canal de notícias, então tem que reconhecer que passou para uma esfera diferente e adquiriu novas responsabilidades. E os editores (da mídia tradicional) que o absorvem deveriam lembrar-se da definição de Churchill para acalmar-se: consiste no processo de ser simpático a um crocodilo na esperança de ser o último que ele comerá.


-----------

John Naughton, é articulista do jornal

The Guardian - no Observatório da Imprensa
 

John Naughton

Comentários