FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA OFERECE BOLSAS DE PESQUISAS
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) está com edital aberto para bolsas de pesquisa para profissionais com graduação completa, mestrado ou doutorado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia e biblioteconomia.
O concurso tem como objetivo selecionar bolsistas para o Programa de Incentivoà Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB, cuja finalidade é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB, assim como nas áreas de pesquisa em história, direito, filologia, e políticas culturais, de modo a fortalecer o cumprimento da missão institucional da Fundação, que é “promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística e congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira, contribuindo para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania”.
A seleção de bolsistas será realizada pela Comissão Julgadora, designada pelapresidente da Fundação Casa de Rui Barbosa e formada por um presidente, avaliadores externos especialistas nas áreas tema do Edital e pelos orientadores ou supervisores dos projetos relacionados no Regulamento.
As inscrições podem ser feitas pelo correio, até 10 de agosto de 2016, valendo a data de expedição contida no carimbo da empresa prestadora do serviço de encomenda expressa (Sedex ou similar). O envelope contendo todo material solicitado e a ficha de inscrição impressa deve ser enviado para Fundação Casa de Rui Barbosa – Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura - Rua São Clemente, nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22260-000.
O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial da Uniãoaté o dia 23 de setembro de 2016e estará disponível no sítio da FCRB.
Maiores informações: http://www.casaruibarbosa.gov.br
Encontros com o Cinema Brasileiro está com inscrições abertas
Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para a 17ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Nesta etapa, os Encontros serão com o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA, que acontece de 16 a 27 de novembro, na Holanda.
Vale ressaltar que o evento destina-se somente ao gênero documentário.
O programa que se destina somente ao gênero documentário, aceita inscrições de longas-metragens de produção independente já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório de imagem e som.
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online no site da Ancine, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com duração entre dois e cinco minutos, legendado em inglês.
O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da Ancine, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. Foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros.
Maiores informações: https://www.ancine.gov.br/internacional/encontros
CAIXA ABRIU EDITAIS PARA PATROCÍNIO A PROJETOS CULTURAIS
A CAIXA abriu seleção pública para patrocínio de projetos culturais para o período de 2017 a 2018. Os interessados têm o dia 31 de julho para inscrever seus projetos nos quatro programas culturais do banco: Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, Apoio a Festivais de Teatro e Dança, Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro e Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas.
Os projetos serão destinados à programação dos centros culturais de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, entre março de 2017 e fevereiro de 2018, com a possibilidade de ser estendido até fevereiro de 2019 no caso de projetos itinerantes.
O apoio a festivais de teatro e dança selecionará projetos de festivais de todo o país que acontecem também entre 2017 e 2018. Ambos os programas têm um limite de investimento de R$ 300 mil por cidade, no caso do programa de ocupação, e por festival, para os festivais de dança e teatro.
Os interessados devem se inscrever diretamente no site.
Maiores informações: www.programasculturaiscaixa.com.br.
Ana Regina Rêgo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.