|
||||
Os objetivos são: retirar do poder o projeto de crescimento com inclusão social (distribuição de renda, aumento real do salário mínimo, minha casa minha vida, acesso a universidade, ...) e restringir a apuração das denúncias de corrupção aos casos que envolvam pessoas do PT, voltando logo que possível ao tempo em que as evidências de corrupção eram solenemente ignoradas pelo governo, pela justiça e pela grande mídia.
Quanto às etapas do golpe, destaco: o afastamento da presidente Dilma da presidência; a prisão de Lula e a cassação do registro do PT. Na visão dos golpistas, uma etapa completa a outra e juntas garantem os objetivos almejados.
A coisa roda tem a seguinte lógica: com Dilma no governo não dá pra parar o combate à corrupção (pois a mulher é honesta); com Lula solto e candidato é possível que o projeto de distribuição de renda volte ao poder pela via do voto em 2018. Como até o momento (mesmo depois de vasculharem toda a vida de Lula) não conseguiram nada que dê sustentação legal a sua prisão, os golpistas - com apoio total do ministro Gilmar Mendes - recorrem à terceira etapa: a tentativa de cassar o registro do PT.
Bem mais que o PT, lembro que o que está em jogo é a democracia e os interesses da maioria da população.
----------------------
Merlong Solano Nogueira é professor
da UFPI e secretário de governo, nas redes sociais.
Merlong Solano
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.