Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Notícias /

Opinião

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/01/2018 - 06h35

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/01/2018 - 06h35

Serviços de cartórios em Teresina são péssimos

A transferência de um imóvel chega a demorar de 6 meses a um ano, tantas são as exigências e demora na análise dos processos.

 

 

Longas filas, atendimento ruim, taxas e mais taxas, e elevadas! Tem um cartório da 7 de Setembro que cancela as senhas em determinados horários. É preciso ir 5 da manhã para conseguir reconhecer uma firma, por exemplo. Um serviço que não era para demorar mais que 10 minutos. 

Ah, meu amigo, a transferência de um imóvel chega a demorar de 6 meses a um ano, tantas são as exigências e demora na análise dos processos. Uma procuração, por exemplo, custa em torno de 50 reais e só vale por 3 meses. Venceu o prazo tem de tirar outra e lá vai mais dinheiro. Qual o cidadão que aguenta isso?

Os cartórios vão alegar que existe o Provimento 017/2013, Código de Normas do setor no Piauí; sim, mas quem garante que não foram eles mesmos que o ajudaram a elaborar ou influenciaram para que este estado de coisas exista. Por que, ao invés de ficar na defensiva, eles não melhoram isso? Por que este Provimento é tão complicado, tão difícil de ser compreendido?

Hoje em Teresina existem milhares de pessoas que podiam regularizar seus imóveis, trazendo dinheiro também para os cartórios, mas não se arriscam com medo de toda esta situação e dos gastos absurdos. 

Fica um alerta: Se vc comprou uma casa por meio de procuração do antigo dono e ainda não a transferiu para o seu nome pode se preparar para sofrer humilhações nos cartórios. Os próprios servidores têm dificuldades de entender sobre os documentos exigidos. Um calvário!

------------------
Djalma Batista é jornalista - nas redes sociais. 

Comentários