Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2018 - 11h21

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2018 - 11h21

Coleção produzida no Piauí será apresentada durante encontro de moda no CE

As peças foram produzidas por estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí .

 

André Alves e Cícero de Brito

 André Alves e Cícero de Brito

Um grupo de estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi selecionado para participar do “Concurso dos Novos – Dragão Fashion Brasil Festival 2018”, evento que acontece no Terminal Marítimo de Fortaleza/CE, entre os dias 09 e 12 de maio. O acontecimento é considerado o maior encontro de moda autoral da América Latina.

A equipe de alunos da UFPI apresentará uma coleção-cápsula intitulada como "Outsider: Torquato Neto e moda como resistência", com oito criações desenvolvidas coletivamente, porém exaltando as habilidades de cada aluno.

Inspirada no artesanato local, tem parceria dos artesãos do polo cerâmico do bairro Poti Velho, da ACCBT (Associação de Bordadeiras de Teresina) e artesãs oriundas de outras regiões da cidade. Homenageia o trabalho marcante de Torquato Neto enquanto vanguardista instigante, cheio de inquietações e que possuía uma personalidade fragmentada, refletida em seus poemas e composições. Outsider faz um paralelo entre a poesia manifesto e a moda cíclica como resistência.

O crochê desses artesãos será aprimorado com um novo design oriundo de uma longa pesquisa, originando uma nova técnica artesanal, altamente sustentável e sofisticada. Através do lixo descartado por muitos, os alunos conseguiram enxergar uma nova utilidade para a moda que, em conjunto com as crocheteiras, é possível desenvolver uma técnica altamente usável que será apresentada na passarela do Dragão Fashion Brasil 2018.

Os bordados da Associação de Bordadeiras de Teresina estará presente em algumas peças e acessórias de forma desconstruída. Os acessórios como bolsas, calçados e cintos seguem a ideia do Slow Fashion, ganham vida através das mãos de uma artesã bastante competente que soube juntamente com essa equipe de designers traduzir de forma fashion e sofisticada o que o lixo pode ter de mais interessante.

Viajarão à capital cearense seis alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo: Breno Silva, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo e Talmo Vaz. Além da professora instrutora, Caroline Carvalho.

Comentários