Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/11/2018 - 09h55

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/11/2018 - 09h55

Projeto do Hospital Sírio Libanês foca na redução da superlotação do HUT

A meta do Projeto é reduzir a superlotação e melhorar o atendimento de hospitais que atendem pelo SUS.

 

 

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês iniciou hoje, 28 de novembro, a implantação da primeira fase do Projeto “Lean nas Emergências” no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O foco do Projeto é reduzir a superlotação e melhorar o atendimento de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
 
Dr. Gustavo Schulz, médico e membro da equipe, explicou que nessa primeira fase do programa a equipe fará um diagnóstico de desempenho operacional para em seguida, de acordo com os resultados, iniciar a implantação das ferramentas do Lean.
 
“Com o diagnóstico em mãos poderemos ter uma visão ampliada da realidade do Hospital. Com isso, vamos iniciar os treinamentos e a implantação de ferramentas que irão ajudar a melhorar os fluxos e a qualidade do atendimento. Vamos começar apresentando a metodologia 5s. Essa ferramenta faz parte do pensamento Lean e ajuda a criar uma cultura de organização de todos os setores, identificar problemas e criar oportunidades de mudanças. Não tem como melhorar o fluxo se o setor não é organizado”, afirmou Dr. Gustavo.
 
Após a apresentação do Projeto e das ferramentas que serão implantadas, a equipe do Sírio visitou alguns setores do HUT acompanhada de alguns gestores do Hospital. A intenção é identificar os gargalos de atendimento para reduzir o tempo de atendimento.
 
“Vamos desenhar o mapa de fluxos dos pacientes e identificar o tempo de permanência durante seu atendimento no Pronto Atendimento. A partir disso, teremos como apresentar as oportunidades de melhoria com uma ferramenta chamada de Mapa de Fluxo de Valor, que irá mostrar soluções para os gargalos encontrados durante a assistência”, explicou.
 
Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, disse que com a implantação de novas ferramentas de gestão o Hospital irá garantir ainda mais agilidade e eficiência na sua assistência. “Estamos sempre preocupados em atualizar nossos processos de trabalho para melhorar nosso fluxo e a qualidade dos nossos serviços. O projeto Lean está mudando a realidade de muitos hospitais no Brasil com sua metodologia voltada para a redução da superlotação. O HUT foi selecionado para participar do projeto e estamos engajados para que tudo saia dentro do planejado”, destacou o diretor.
 
O termo Lean significa “enxuto”. O nome do projeto origina-se de uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota para administrar a produção industrial e trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado, agora adaptada à prática hospitalar.
 
O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês, o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

Comentários