A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), emitiu uma recomendação técnica com orientações importantes para laboratórios e outros serviços de saúde sobre a vigilância e controle de casos suspeitos de Candida auris, um fungo patogênico com alta resistência a medicamentos e potencial para surtos em ambientes hospitalares. Essa medida é uma resposta à necessidade de reforçar os protocolos de vigilância e prevenção, diante do crescente número de casos no Brasil.
A recomendação técnica elaborada pela Sesapi visa apoiar as unidades de saúde, com medidas práticas para a detecção precoce e manejo de possíveis infecções.
“A equipe técnica da Vigilância Sanitária permanece atenta e disponível para fornecer apoio contínuo aos gestores e profissionais dos estabelecimentos de saúde, reforçando a importância do cumprimento das orientações”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
A recomendação técnica, junto ao alerta de risco da Anvisa GVIMS/GGTES/Dire3/Anvisa nº 01/2025, estará disponível de forma online para facilitar o acesso dos profissionais de saúde e garantir que os protocolos sejam seguidos de maneira eficaz.
Os serviços de saúde de todo o estado do Piauí devem ficar atentos às diretrizes e implementar as medidas sugeridas para evitar a disseminação da Candida auris, garantindo a segurança dos pacientes e a eficácia no tratamento.
A recomendação técnica pode ser acessada aqui
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.