Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Notícias /

Cultura

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/04/2025 - 19h29

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/04/2025 - 19h29

Samba no Coreto inicia nova temporada na Praça Pedro II na quarta-feira (9)

O evento tem o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-PI).

 

 

A Praça Pedro II, no centro de Teresina, volta a ser palco do Projeto Samba no Coreto, que inicia sua nova temporada na próxima quarta-feira, 9 de abril, às 19h. O evento, patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-PI), terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa.

Criado em 2008, o projeto nasceu de um encontro entre amigos para comemorar o Dia Nacional do Samba, e rapidamente se transformou em uma iniciativa cultural consolidada, com apresentações mensais na Praça Pedro II, reunindo amantes do samba e do chorinho no coração de Teresina.

“O projeto cresceu muito, conquistou um público fiel, parceiros e visibilidade. Com o apoio da PNAB, conseguimos retornar com força total em 2025, com cinco edições confirmadas ao longo do ano. É uma ação que movimenta a economia local, valoriza os músicos e inspira a ocupação cultural dos espaços públicos, algo que Teresina está precisando cada vez mais”, destaca Amauri Rocha, idealizador do projeto.

Durante seus 16 anos de história, o Samba no Coreto já realizou diversos eventos, como o Festival de Sambas Autorais e shows comemorativos ao Dia do Samba. O palco do coreto já recebeu artistas piauienses consagrados como Beth Moreno, Erivelton, Virna Lisi, Juvenal DD, Jean Nogueira, Walber Junior, Iracema Telles, Grupo Excitação, Grupo Bagagem, entre muitos outros, além de atrações nacionais como Marquinhos Satã, Arlindinho e Délcio Luiz.

O grupo mantém ainda um trabalho autoral, com o álbum “Nossa Pegada”, disponível nas plataformas digitais. Mais do que um evento musical, o projeto se consolidou como uma importante ferramenta de valorização da cultura local, revitalização do patrimônio público e geração de emprego e renda para músicos, técnicos, ambulantes, artesãos e trabalhadores da cadeia cultural e criativa.

“Estamos imensamente felizes por voltar a ocupar esse espaço que é tão importante para nós. O Samba no Coreto é resistência, memória e celebração da nossa cultura popular”, comemora Clarissa Parente, coordenadora do projeto.

O Samba no Coreto é uma realização da Acesa Cultura Criativa, com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Piauí), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Governo do Piauí, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Comentários