Aplausos para os organizadores da Exposição “Painel da Emergência Climática”, FotoBSB/24, por levar este trabalho magnífico para o Colégio Paulo Freire, visível para alunos, professores e servidores, e também para o público externo, em Brasília-DF. Os 50 painéis com fotografias são montados em estruturas temporárias em espaços públicos.
A ideia é levar a fotografia documental e o fotojornalismo ambiental até as pessoas, jovens e estudantes. Mostrar e denunciar o que Homem tem feito de mal ao meio ambiente, ao próprio Homem, ao próprio ser humano, nessa sua trajetória insana de arrancar riquezas da natureza de qualquer jeito.
São importantes fotógrafos brasileiros que atenderam o chamado da convocatória, cujas narrativas revelam desastres causados pela ganância do Homem e que provocam e resultam em grandes impactos ambientais.
A exposição aborda a desertificação de Gilbués no Piauí, tragédias recentes no Rio Grande do Sul, a seca extrema na Amazônia, queimadas devastadoras e o derretimento acelerado do gelo na Antártida, além de outros.
O projeto busca democratizar o acesso à fotografia e fomentar a inclusividade cultural e o engajamento comunitário.
A exposição transforma as ruas da cidade em galerias acessíveis a todos, quebrando barreiras tradicionais e integrando a arte ao cotidiano urbano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.