Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/01/2019 - 09h03

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/01/2019 - 09h03

Morhan mobiliza pela prevenção e tratamento da hanseníase

Entidade está na rua o ano inteiro fazendo este trabalho e em janeiro dá fôlego ao #JaneiroRoxo no país.

 

 

No mês em que campanhas chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) participa de ações regionais e nacionais para multiplicar informações que precisam ser amplamente conhecidas: hanseníase tem cura e o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde é um direito de todos e todas.

Em 2016, o Ministério da Saúde registrou 25.218 casos novos de hanseníase no Brasil, o que representa 12,23 casos novos para cada 100 mil habitantes: a maior taxa de casos proporcionais do mundo. Em números absolutos, os casos novos do Brasil representam quase 12% dos casos no mundo, e ficam atrás apenas da Índia, que tem uma população mais de cinco vezes maior que a população brasileira.

Outro dado estarrecedor é o diagnóstico em pessoas menores de 15 anos: em 2016, dos 2.885 municípios que diagnosticaram casos novos de hanseníase, 591 detectaram casos em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Isso significa que há pessoas com a doença não diagnosticada e que por isso seguem transmitindo – já que, tão logo a pessoa começa o tratamento da hanseníase, ela deixa de transmitir a doença.

Esses indicadores não fazem sentido para uma doença que tem cura e tratamento gratuito assegurado pelo SUS: é preciso avançar em informação para a população, capacitação dos profissionais de saúde e comprometimento público dos gestores municipais, estaduais e federais para caminharmos na eliminação da doença e na garantia dos direitos das pessoas atingidas. O Morhan está na rua o ano inteiro fazendo este trabalho e em janeiro dá fôlego ao #JaneiroRoxo no país.

Agenda de ações do #JaneiroRoxo do Morhan, no Piauí: 

Os núcleos do Morhan no Piauí prepararam uma série de atividades nos municípios de Teresina,Floriano, Parnaíba e União. As ações são uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí e o Centro Maria Imaculada (CMI).


15/01 – Lançamento Janeiro Roxo (na mídia)

15/01 – Participação do Morhan na abertura do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI (Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba)

16/01 - Caminhada com carro de som nas ruas centrais de Parnaíba

18/01 – Roda de Conversa com ACS (Floriano)

20/01 – Comunidade Rural Amparo (zona rural de Teresina)

23/01 – Roda de Conversa (União)

25/01 – Reunião do grupo de autocuidado (Centro Maria Imaculada/ Teresina)

28/01 – II Workshop Estadual de Hanseníase (auditório do Hospital Getúlio Vargas)

29/01 – Mutirão no Hospital Universitário da UFPI (Teresina)

31/01 – Café da manhã na UBS Valdenar Pereira (Teresina)

31/01 – Ação especial com a Miss Brasil Mundo 2018, Jéssica Carvalho (das 14h às 18, no Teresina Shopping)

02/02 – Mutirão em três locais (a confirmar)

Sesapi orienta municípios 

No Piauí foram notificados 1.068 casos de hanseníase em 2017 e 962 (casos parciais) em 2018. A Secretaria de Saúde do Piauí está solicitando a todos os municípios do Estado a realizarem programações de atividades em alusão à Campanha Estadual do Dia Mundial de Combate à Hanseníase no período de 27/01 a 31/01/2019. 

As atividades sugeridas são:

 Iluminação em monumentos públicos na cor definida por “Roxo – Medium Purple”;
 Intensificação na busca ativa de casos novos de hanseníase;
 Avaliação dos contatos dos casos notificados;
 Palestras informativas;
 Divulgação em mídia (rádios comunitárias, escolas, igrejas, etc.);
 Uso da #todoscontraahanseníase, sugerido pela Sociedade Brasileira de Hanseníase.
 Entre outros. nfirmar)

 

Comentários