Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/08/2019 - 07h03

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/08/2019 - 07h03

Teatro João Paulo II fará festa cultural para comemorar aniversário

A programação tem de rock-Flores, Dança, Teatro de Rua Palhaçaria, Banda Orquestra de Música, Feira, Exposição, Rock'n roll.

 Divulgação

Festa será na Av. Joaquim Nelson, 1886, no bairro Redonda, Grande Dirceu.

 Festa será na Av. Joaquim Nelson, 1886, no bairro Redonda, Grande Dirceu.

Meus 14 Anos - A Festa - é tema do aniversário do Teatro Municipal João Paulo II. Na próxima terça feira, 13 de agosto, a partir das cinco e meia da tarde, no Calçadão Cultural jp2, área aberta, frente da Casa de espetáculos, toda a ação abre festejos de aniversário. O endereço da Festa é na avenida Joaquim Nelson, 1886, no bairro Redonda, Grande Dirceu.

A programação tem de rock-Flores, Dança, Teatro de Rua Palhaçaria, Banda Orquestra de Música, Feira, Exposição, Rock'n roll.

A parte cultural consta de apresentações da Banda Escola "Mestre Duda", do bairro Renascença, com a regência do mestre Gustavo Cipriano; espetáculo de Rua e Palhaçaria "O Jacá do Caburé", com o grupo Caburé &  Cia; espetáculo de Dança Contemporânea "Corpônica", do Balé da Cidade de Teresina, com direção de Samuel Alvís; apresentação do espetáculo Dança Contemporânea/Teatro Dança, com o Grupo "Alfabetização do Corpo", da Oficina da 3a. Idade, do Teatro João Paulo II, direção de Beth Báttali; Performance "Ninfa", com Eryca Teixeira; Exposição de Caricaturas, do artista visual Ahmed Samir, numa coordenação de Rozi Magalhães, do CETI ""Raldi Cavalcante Bastos", bairro Dirceu Arcoverde I; Feira de Artesanato, Bijouterias, Souvenirs, Bordados e Bonecas, da Associados Comunidade Artesanato da Grande Dirceu; e show de rock pop com a Banda Acácias.

Toda a atração concorre, no corredor cultural da Joaquim Nelson e Teatro João Paulo II, e encontra espaço propício no Calçadão Cultural jp2, onde já há um circuito natural e fluxo de público das comunidades da vizinhança e entorno da Casa de espetáculos, da Grande Dirceu.

Sobre as atrações:

*A Banda de Música "Mestre Duda" desenvolve ação musical na periferia de Teresina e empenha arte educação e formação profissional musical a crianças e adolescentes do bairro Renascença. A Banda recebe o nome de músico da região, em que estão centrados os serviços musicais a coletivo de Banda. Apoiada pela PMT e Fundação Municipal de Cultura "Monsenhor Chaves", tem regência do músico Gustavo Cipriano. 

*"O Jacá do Caburé", espetáculo de Rua e Palhaçaria que está no mercado há alguns anos, repercute grande sucesso por onde anda e rouba gargalhadas. "O Jacá do Caburé" inspira Teatro a céu aberto, na linguagem circense de Rua e impõe improvisação, interação direta com seu público, afina picadeiros livres e conquista crianças de todas as idades e amantes do maior espetáculo da Terra, o Circo, e sua maior personagem o Palhaço. Tem como capitão de ação dramática circense, de Timon Maranhão, o ator, diretor de Teatro, dramaturgo e Palhaço, Jean Pessoa. Pessoa tem formação em Arte Dramática pela Escola Técnica de Teatro "Professor José Gomes Campos" e Curso de Formação em Palhaçaria, pela Escola de Palhaços do Rio de Janeiro. 

*espetáculo Dança contemporânea "Corpônica" é criação do Coletivo Balé da Cidade de Teresina, mantido pela PMT e FCMC. Tem direção de dramaturgia e criação coreográfica de Samuel Alvís, ator e bailarino coreógrafo de Teresina. O espetáculo dialoga música, linguagem de Corpo e sensações e sentimentos Dança, em transversal interativo com a Orquestra Sinfônica de Teresina - OST.  O espetáculo amplia linguagens e gêneros linguísticos criativos das pautas Música e Teatro, ações artísticos culturais da cidade.

*espetáculo Dança Teatro contemporâneos "Alfabetização do Corpo" faz parte das Oficinas Artísticas oferecidas à comunidade, pelo Teatro Municipal "João Paulo II". O grupo composto por idosas, entre 45 a 90 anos, está no mercado cultural de ações criativas da região da Grande Dirceu, por quase todo o tempo de vida do "João Paulo II". Detém já uma década de trabalhos, com material humano da terceira idade, reorientando a linguagem e alfabetização do Corpo a quem tenha buscado esse encontro e diálogo cultural.

*Performance "Ninfa", com criação, direção e apresentação da artista bailarina de contemporâneo, intérprete criadora, Eryca Teixeira, aponta ato de Corpo que fala Dança e compõe-se à sugestão do próprio nome do espetáculo, uma imersão ao mito, lenda, imaginário popular intrínseco a arte Dança Teatro Drama a efeitos da nova Dança.

*Exposição de Caricaturas, do artista visual Ahmed Samir, traz uma homenagem ao Poeta piauiense, o Anjo Negro, Torquato Neto. Apresenta facetas e reproduções da personalidade do Artista, cantor, compositor e jornalista, nascido no bairro Barrocão, em Teresina Piauí. A exposição tem a coordenação de Rozi Magalhães, do CETI ""Raldi Cavalcante Bastos", do bairro Dirceu I.

*Feira Popular comunitária, é uma iniciativa de Feira de Artesanato, Bijouterias, Souvenirs, Bordados e Bonecas, da Associados Comunidade Artesanato da Grande Dirceu.

*Show da Banda Acácias.

Com a formação de quatro integrantes, a Acácias teve sua estreia em junho de 2016 com o show intitulado “Nós”, onde apresentou suas músicas autorais juntamente com versões de clássicos da música nacional e internacional, assim também como músicas regionais.

Priorizando sempre suas composições autorais, a Acácias tem como principal influência, a música piauiense, assim como bandas e artistas que marcaram época na MPB. Com o amadurecimento do processo criativo a banda conseguiu construir uma identidade sonora, o que resultou em canções que fazem parte de seu repertório atual.

A Acácias lançou recentemente seu primeiro single e clipe da música “Blues de nós” de forma independente e está disponível nas plataformas digitais. A banda pretende lançar suas próximas músicas no segundo semestre de 2019.

A banda compõe-se do guitarrista João Brandim, baixista Rodrigo Rodrigues, baterista Joe Smith e a vocalista Aivlis Amorim. Todos os integrantes moram no Bairro Grande Dirceu.

Aivlis Amorim a vocalista da Acácias, tem uma relação mais próxima com o Teatro João Paulo II, pois frequentou oficinas que eram fornecidas pelo Teatro e participou do grupo de Teatro contemporâneo Cia Dubio de Criação que em 2008 tinha como sede do grupo o TMJP2.

 

Divulgação

Comentários