O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será palco da 22ª Semana dos Povos Indígenas, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de abril, em Teresina. A abertura oficial será realizada na próxima terça-feira (15), às 8h30, com apresentações culturais, debates e a presença de representantes de diferentes etnias e instituições.
A cerimônia de abertura contará com a execução do Hino do Piauí pelo Coral Indígena Terra, formado por estudantes das etnias Warão e Guajajara do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Indígena Oka Ka Inaminanoko, sob a regência de Yovine Warao e da educadora de música ancestral Aliã Wamiri Guajajara. O momento também contará com a Dança do Toré, apresentada pelos indígenas Tabajaras, além de uma sessão extraordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC).
Às 9h30, haverá um espaço de debate e escuta das manifestações indígenas sobre temas como território, saúde, educação e o bem viver. Entre os participantes, estão lideranças e especialistas como Dora Medeiros, Cacique Henrique Manoel, Cacica Delzenir Pereira (Gueguê), Profª Drª Claudete Dias, Alexandre Mota, Laureni Dantas, Profª Drª Ariane dos Santos Lima e Profª Drª Jóina Freitas Borges.
“Dentro da diversidade do acervo, todos os anos, o Museu do Piauí abre espaço para discussões e mostras do viver, fazer e sentir dos povos indígenas do estado. Manifestações dessa natureza contribuem significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do Piauí”, destaca a coordenadora do Museu, Dora Medeiros.
A programação da Semana dos Povos Indígenas inclui ainda a exposição “Experimentação Artística dos alunos do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko”, que estará aberta ao público na Galeria de Arte do Museu do Piauí, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O evento é gratuito e conta com a participação do Comitê de Cultura do Piauí, dentro do escopo do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, reforçando o compromisso da Secult com a valorização da diversidade e do patrimônio cultural piauiense.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.