Os editoriais da grande impressa burguesa brasileira são, em geral, verdadeiros panfletos lobistas em favor do projeto político econômico e ideológico do neoliberalismo farialimer.
Leio diariamente um de seus exemplares, a Folha de São Paulo, vício que adquiri quando morei na capital paulista…
O truque retórico é sempre o mesmo: qualquer notícia sobre o governo Lula, destacando alguma proposta governamental é comentada inicialmente com forçado reconhecimento positivo, para logo em seguida deslegitimar empregando conjunção ou locução adversativa. Um exemplo de editorial recente:
“Foi estancada a queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia sido detectada pelo Datafolha no início de fevereiro. Mas, de acordo com a pesquisa do instituto que foi a campo nesta primeira semana de abril, não há motivo para comemoração nas hostes situacionistas.”
É sempre assim, e o editorial de hoje não foi diferente “Com PEC e sem plano, Lula busca um feito na segurança”. A estratégia, aparentemente sutil, muitas vezes sequer consegue esconder o desejo latente de derrubar qualquer anseio progressista, plural, de contribuição a avanços civilizatórios para o Brasil. lamentável.
*****
Feliciano Bezerra é professor doutor da UESPI - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.