Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/09/2019 - 09h08

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/09/2019 - 09h08

Regina Sousa faz entrega de 402 cadeiras de rodas no Ceir

Os recursos foram utilizados para diminuir a fila de mais de 2 mil pessoas que aguardam por uma cadeira de rodas.

 

 

A vice-governadora Regina Sousa entregou, nesta quarta-feira (25), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), cinquenta cadeiras de rodas para pessoas com deficiência físico-motora. Ao todo, serão entregue 402 cadeiras em Teresina. 

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar de R$ 230 mil, direcionada ao Ceir, pela então senadora Regina Sousa. Os recursos foram utilizados para diminuir a fila de mais de 2 mil pessoas que aguardam por uma cadeira de rodas. 

“O Ceir tem uma fila imensa de demanda de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção. Tem uma outra emenda que vamos comprar mais e que devem ir para o interior do estado. Precisamos diminuir essa fila de espera dos piauienses”, disse Regina Sousa. 

Para a jovem Lilian Raquel de Sousa, 28 anos, a cadeira vem em boa hora. Ela passou alguns meses na UTI e agora está fazendo fisioterapia. “Preciso muito dessa cadeira que estou recebendo hoje para facilitar minha rotina diária”, disse a beneficiada. 

O vendedor Iriomar Teles Aguiar estava na fila do SUS há dois meses e também recebeu uma cadeira sob medidas. “Preciso dela para me locomover de casa para o trabalho e para o médico todos os dias. Vai ajudar bastante minha vida”, comemorou Teles. 

"A nossa função enquanto organização social é trabalhar para o bem-estar da comunidade, satisfazendo seus desejos e suas realizações. Aqui nós estamos fazendo o direito mínimo que é o de ir e vir. Um esforço coletivo do poder público com a sociedade civil para um bem comum à coletividade", garantiu o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale.

Saiba como solicitar

O interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Havendo indicação para produtos ortopédicos, ele vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário (órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção).

A solicitação do médico deve ser anexada a cópia dos seguintes documentos: CPF e RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP, o número de telefone para contato. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria da Saúde do município de origem do paciente, ou, no caso de Teresina, na Central do SUS.

Comentários