Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/11/2019 - 13h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/11/2019 - 13h10

Praticar atividade física requer maior cuidado quando se é sedentário, diz especialista

Ortopedista destaca a importância de procurar orientação médica antes de iniciar prática esportiva.

 Ellyo Texeira/G1

Caminhada na Av. Raul Lopes, zona Leste de Teresina

 Caminhada na Av. Raul Lopes, zona Leste de Teresina

A ciência já comprovou que praticar atividade física é o caminho para a saúde. Mas ao sair do sedentarismo surgem dores em várias partes do corpo, como articulações, pés, quadris e pernas. O ortopedista Daniel Ximenes, da Med Imagem Jóquei, afirma que isso é comum, mas requer cuidados e supervisão médica e profissional.

Não podemos encarar como normal sentir dor, a dor serve como alerta de que algo está errado. Porém, ela ocorre com frequência quando se começa uma prática esportiva, o que acaba afastando muitos praticantes. Quem é sendentário tem que ter um cuidado ainda maior. A forma de evitar lesões é iniciar com atividades leves, sempre com acompanhamento e orientação profissional ”, afirma o médico.  


Queixas frequentes

Pesquisa do Ministério da Saúde de 2017 revelou que as atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros são caminhadas, corridas e musculação. Segundo Daniel Ximenes, entre as queixas mais frequentes em consultório, associadas a esses exercícios estão:
  • dores nos pés relacionadas à fascite plantar, uma inflamação na planta dos pés;
  • dores nos quadris relacionadas à bursite e tendinite;
  • e ainda dores nos joelhos relacionadas à degeneração da cartilagem da rótula que é um osso localizado na frente do joelho.
 

Esses problemas precisam ser tratados para que a prática de atividade física seja prazerosa e não dolorosa. O que aconselho aos iniciantes é procurar seu ortopedista para uma avaliação e ter acompanhamento para que o exercício físico, que sem dúvida traz muitos benefícios para a saúde, não se torne uma fonte de lesões”, ressalta o médico.


Males de ficar sentado
Daniel Ximenes alerta ainda que passar muito tempo sentado pode trazer comprometimento para a saúde dos ossos. Ele explica que ficar sentado por um longo período e levar uma vida sedentária são atitudes que levam a muitos problemas de saúde.

“Muitas profissões atualmente exigem que o indivíduo fique sentado por um longo período de tempo. Com isso, a musculatura do tronco, especialmente, lombar e abdominal, relaxam e a carga transmitida pelo peso do corpo se concentra nas vértebras e nos discos intervertebrais lombares. O resultado disso é o desenvolvimento de lombalgias de origem mecânica. Sem falar nos problemas na patela originados por longas horas com o joelho na posição de noventa graus, o que leva ao surgimento de dores no joelho”, alerta.

A solução para evitar que isso aconteça, segundo o ortopedista, é levantar-se a cada 1 hora que se permanece sentado e praticar atividade física. “Não se pode duvidar dos males de ficar sentado por muito tempo. Fomos feitos para nos movimentar, por isso, a orientação é levantar-se sempre que possível. Dê uma caminhada mesmo que seja na sua sala de trabalho, aproveite para beber água e ir ao banheiro, e faça atividade física”, orienta o médico.

Ellyo Texeira/G1

Comentários