Durante a abertura do Salão, foram premiados os melhores trabalhos, avaliados por uma comissão julgadora, formada por admiradores e colecionadores da arte. Foram três categorias: escultura, entalhe e modelagem. Na categoria escultura quem ficou com o primeiro lugar foi o artesão Ariosvaldo Torres (Ari), na categoria entalhe foi o artesão Josias, e na categoria modelagem, quem ficou com o prêmio foi o Jean Pimentel.
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, a vice-governadora, Regina Sousa, o coordenador Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães, e o coordenador da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), Jordão Costa, estavam presentes na solenidade de abertura do Salão, além do superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Uysses Moraes, e do presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Piauí – FCDL-PI, Sávio Normando.
A partir de 2020 vamos tornar esse Salão Nacional. Precisamos valorizar cada homem e cada mulher que produz nosso artesanato. Temos colecionadores dentro e fora do estado e do país que colecionam as obras dos nossos artesãos”, afirma o coordenador da Sudarpi, Jordão Costa. O coordenador Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães, reforçou a novidade, e garantiu todo apoio para o evento. “Parabéns a todos os artesãos. Próximo ano queremos trazer para o Piauí peças de todo o Brasil. O artesanato brasileiro está à disposição de vocês”, afirmou.
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, aproveitou o momento para lembrar da revitalização dos espaços culturais do centro de Teresina, entre eles, a galeria do Club dos Diários, restaurada em 2016, e para convidar o público para o Natal de Sonho e Luz, cuja programação cultural segue até o dia 18 de dezembro.
“A programação começa com o mapping na fachada da Igreja São Benedito. Vamos ajudar na recuperação da Igreja e no próximo ano ela estará ainda mais bonita. Na avenida Antonino Freire, a menor do mundo, restauramos e iluminamos as fachadas dos casarões. Nas janelas do Theatro 4 de Setembro é possível se encantar com a apresentação do coral da Escola de Música Dona Gal. Temos uma programação diversificada e aberta ao público. Participem”, diz Fábio Novo.
A programação do Natal de Sonho e Luz é iniciada, diariamente, a partir das 18h30 e segue até as 20h30, com apresentações culturais no Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II e na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.