Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/05/2022 - 11h26

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/05/2022 - 11h26

Piauí está há duas semanas com a média móvel de óbitos por Covid-19 zerada

Também foi registrado uma queda acentuada da média de casos da doença.

 

Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior

 Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior

O Piauí está há duas semanas com a média móvel de mortes por Covid-19 zerada, segundo os dados do Painel Epidemiológico, da Secretaria de Estado da Saúde. Também foi registrado uma queda acentuada da média de casos da doença.

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a vacinação teve uma influência substancial nesse decréscimo de mortes e casos em decorrência das complicações do Coronavírus. “Desde que começamos nossa campanha de vacinação percebemos a adesão da nossa população e este fator foi de suma importância para hoje apresentarmos média móvel de óbitos pela doença zerada. As medidas adotas pelos decretos do Governo do Estado também foram essenciais para chegarmos a esta situação”, pontua o gestor.

De acordo com o os dados do painel, nos últimos 14 dias, o Estado apresentou uma queda de 50% nas mortes e a média móvel zerada. Os casos apresentaram uma queda de 33%, com a média móvel de dois casos nas últimas duas semanas. A média móvel é um recurso que permite analisar se o número de casos confirmados e o de mortes da Covid-19 na última semana tem aumentado ou diminuído, de acordo com o mesmo intervalo de tempo das semanas anteriores.

“Estudos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também apontam que nossa taxa de positividade está zerada, nas últimas duas semanas. Mas lembramos que a pandemia não acabou e é muito importante que nossa população continue tomando suas doses da vacina e permaneça vigilante para que possamos continuar colhendo estes números de não termos óbitos e casos ativos”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

As ocupações de leitos destinados à doença também apresentaram uma queda expressiva. Até esta segunda-feira (23), a ocupação de leitos clínicos estava em 12% (18 internados) , já as Unidades de Terapia Intensiva estão com a ocupação de 27,8 (10 internados) e os leitos de estabilização contam com 7,8% ocupados (04 internados).

Comentários