Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/11/2022 - 10h17

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/11/2022 - 10h17

Piauí de riquezas arqueológicas: serras, museus e arte rupestre

O estado possui três parques nacionais, um no norte do estado e dois no sul.

 

 

O Piauí chama a atenção com o turismo arqueológico. São três parques nacionais, um no norte do estado e dois no sul. O Parque Nacional de Sete Cidades possui uma área de 6,2 mil hectares, abundante em ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Numa área de transição entre caatinga e cerrado, reúne sete grupos de formações rochosas apelidados de “cidades”, daí o nome.

Ventos, chuvas, calor e flora esculpiram os monumentos naturais, dando origem a formas que lembram símbolos, animais e figuras humanas. O Parque Nacional da Serra das Confusões, no sertão do Piauí, é a maior reserva do bioma caatinga do país e possui mais de 823 mil hectares, na região da Serra Vermelha. Abriga sítios arqueológicos, cavernas e rochas de grande beleza cênica que acabaram lhe dando o nome, por conta da confusão provocada pela mudança de cor das pedras conforme a luz do dia.

Já o Parque Nacional Serra da Capivara abriga o abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. O parque possui 1.220 sítios arqueológicos e foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pedra Furada

 

O local abriga dois museus importantes. O Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, município a 523km de Teresina, foi criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região. A exposição permanente mostra os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do parque. Já o Museu da Natureza, no município de Coronel José Dias, cidade a 415 km de Teresina, inaugurado mais recentemente, em 2018, propõe ao visitante uma viagem multissensorial, por meio de uma narrativa apresentada no decorrer da exposição, que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora. A região está passando por inovações.

Museu do Homem Americano
Museu do Homem Americano

 

O Governo do Estado vai construir o Projeto Cidade Turística Serra da Capivara, uma reivindicação antiga da comunidade hoteleira do município e dos pesquisadores que atuam na Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), que administra o parque. O objetivo é construir um espaço voltado para a vocação turística da região, sobretudo, considerando a existência do Parque Nacional da Serra da Capivara. Além de toda rede de hospedagem de rede hoteleira, a ideia é contemplar as áreas de serviço, capacitação e convivência e integração com a natureza.

Em 2018, o Piauí foi pauta da imprensa europeia. Cerca de 14 jornalistas dos maiores veículos de comunicação da Alemanha, Áustria e Suíça visitaram pontos turísticos e científicos de norte a sul do estado, dentre eles as serras da Capivara e das Confusões, o Parque Sete Cidades e o litoral. Com informações da Revista Portuguesa – País Económico.

Comentários