Nesse mês de julho, visitar espaços como o Museu do Piauí e a Biblioteca Cromwell de Carvalho é uma boa alternativa para quem está em Teresina e gosta de história, calmaria e leitura.
Para os amantes de história a Casa Anísio de Abreu, que abriga o Museu do Piauí, é a medida certa. As peças são organizadas segundo os períodos históricos de fabricação e utilização e vão desde a pré-história ao contemporâneo. “Nosso acervo reconta a história do Piauí e também do Brasil. Além de guardar parte da nossa memória, aqui também realizamos palestras, seminários e exposições que reforçam a importância da nossa Casa”, explica Dora Medeiros, diretora do Museu.
O Museu recebe em média 12 mil visitantes por ano, a maior parte são estudantes e turistas. Dentre as peças que mais atraem a atenção de seus visitantes está a tela de Dom Pedro II, do ano de 1875, pintada por Victor Meirelles de Lima. A pia batismal de madeira do século XVI, que pertenceu à Capela do Brejo de Santo Inácio (fazendas nacionais de Oeiras), também é um atrativo a parte.
“Contamos com dez guias que estão aqui de terça-feira a domingo aptos a levar a comunidade a um passeio pela história. Nós prestamos serviço à sociedade preservando a memória e é importante que ela conheça sua própria história. Estamos de portas abertas para apresentar objetos, roupas, utensílios que fizeram parte de momentos importantes da nossa trajetória”, disse a diretora.
Para os que preferem um lugar para fazer uma boa leitura ou estudar, a Biblioteca Cromwell de Carvalho é o ambiente ideal. A advogada e concurseira Cynthia Prado escolheu o lugar por indicação da irmã que estuda próximo à Biblioteca e gostou da experiência. “Eu gosto muito de estudar em bibliotecas e gostei muito do atendimento, da climatização, da localização e de toda estrutura da Cromwell de Carvalho. Agora estarei sempre por aqui porque é um ótimo lugar para estudar, bem tranquilo e organizado”, enfatizou Cynthia.
Segundo Gleydson Santos, diretor da biblioteca, a estrutura do local e a localização são os principais critérios que levam os sete mil visitantes mensais a frequentarem a Biblioteca Cromwell de Carvalho. “Nosso principal público é o estudantil, em especial aqueles que se preparam para concursos. Contamos com um bom acervo, ambiente climatizado, internet gratuita e uma ótima localização e isso torna nosso ambiente atrativo”.
Endereço e Horário de Funcionamento
O Museu do Piauí está localizado na Rua Areolino de Abreu, 900 (Praça Marechal Deodoro) de terça a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e, aos sábados e domingos das 8h às 12h.
Na Praça Demóstenes Avelino está a Biblioteca Cromwell de Carvalho que funciona de segunda à sexta-feira de 7h30 às 19h.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.