Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/06/2023 - 20h02

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/06/2023 - 20h02

Piauí alcança quase 100 mil inscritos no Enem 2023

O número supera a quantidade de inscritos alcançados no ano de 2022, quando contabilizou 83.308 inscritos.

 

 

Com um aumento de 12% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano, o Piauí alcançou 99.655 estudantes. O número supera a quantidade de inscritos alcançados no ano de 2022, quando contabilizou 83.308 inscritos. O aumento faz parte de uma intensa mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto às escolas, prestando toda a assistência, orientação e incentivo aos estudantes, com o intuito de alavancar o ingresso no Ensino Superior. No Brasil, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas nas provas, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

As provas darão a oportunidade de os estudantes terem acesso ao Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Instituições de educação superior portuguesas. Eles também poderão ter acesso a financiamento e apoio estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ProUni, além de promover desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. 

A solenidade de lançamento do Novo Pré-Enem Seduc 2023 acontece nesta sexta-feira (30), das 8h às 13h, no Centro de Convenções de Teresina (Auditório G3 e Pavilhão Delta). O evento marcará a entrega de premiação a estudantes da Rede Pública Estadual das Gerências Regionais de Teresina que foram destaques no Exame Nacional do Ensino Médio 2022. 

Considerado o maior programa de inclusão universitária do país, o Novo Pré-Enem Seduc percorrerá os municípios do estado levando revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes, contando com uma grande equipe de professores. De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Novo Pré-Enem Seduc será uma das ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes. "Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, declarou o gestor.

O programa abrange ações que amparam os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, oriundos da Rede Pública Estadual, em preparação para o vestibular em todas as etapas do processo por meio de aulas presenciais, remotas, web aulas, monitorias, lives, fóruns, tutoriais, entre outros.

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça que um dos objetivos da Seduc é que o Piauí continue mantendo destaque em aprovações de estudantes. “A Secretaria da Educação, através do Novo Pré-Enem Seduc, já começou a sua preparação. Os estudantes devem ficar ligados na nossa preparação, em todas as nossas estratégias de lives, de revisões, tanto as revisões de auditório, com as transmissões do Canal Educação e todas as nossas estratégias de preparação para o Enem, para que o Piauí continue sendo um estado que se destaca em aprovação, na taxa de participação e que, portanto, coloca mais gente da educação pública dentro das universidades”, completou.

Enem Game

Marcada por muita interação entre professores e estudantes, a revisão do Novo Pré-Enem Seduc tem sua agenda iniciada já com o Novo Pré-Enem Game, uma competição entre estudantes e escolas das GREs de Teresina. O evento será transmitido ao vivo em TV Aberta além de retransmissão em canais de plataformas de internet e Canal Educação. A competição, destinada a cerca de três mil alunos do ensino médio da Rede Estadual de Teresina, terá aulas de Linguagens/Inglês, com os professores Newton Neto e Lucia Maria; Matemática, com o professor Raphael Marques; Redação, com o professor Vinicius Soares; Ciências Humanas, com a professora Keuri Campelo; Ciências da Natureza, com professor Paulo Henrique; e Correção de Redação, com a professora Maria Penha.

Comentários