Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/10/2023 - 09h48

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

06/10/2023 - 09h48

Senador favorável a comercialização de sangue

 

Medida ainda deverá passar pelos plenários do Senado e da Câmara

 Medida ainda deverá passar pelos plenários do Senado e da Câmara

O Sintsprevs-Pi através de nota divulgada no site da entidade, repudiou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2022), que permite a comercialização de sangue humano (plasma).

A medida aprovada por 15x11 na Comissão na última quarta-feira (04/10), deverá ainda ser levada à votação no plenário do Senado. Se aprovada, será encaminhada à Câmara, onde também precisa de duas votações em plenário. 

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), votou favorável a comercialização de sangue humano. "O Sintsprevs-PI repudia a posição do parlamentar. Sangue não é mercadoria".

O governo federal se opõe à medida, temendo que a aprovação do texto possa resultar em um “apagão” nas doações de sangue. Segundo a ministra da Saúde, Nisia Trindade, “o plasma faz parte do processo do sangue e é fundamental para o desenvolvimento de produtos que são usados para o tratamento de doenças importantíssimas. Mas o sangue não pode ser comercializado, de modo algum. Não pode ter remuneração de doadores, isso foi uma conquista da nossa Constituição”.

 

 

Comentários