O Sintsprevs-Pi através de nota divulgada no site da entidade, repudiou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2022), que permite a comercialização de sangue humano (plasma).
A medida aprovada por 15x11 na Comissão na última quarta-feira (04/10), deverá ainda ser levada à votação no plenário do Senado. Se aprovada, será encaminhada à Câmara, onde também precisa de duas votações em plenário.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), votou favorável a comercialização de sangue humano. "O Sintsprevs-PI repudia a posição do parlamentar. Sangue não é mercadoria".
O governo federal se opõe à medida, temendo que a aprovação do texto possa resultar em um “apagão” nas doações de sangue. Segundo a ministra da Saúde, Nisia Trindade, “o plasma faz parte do processo do sangue e é fundamental para o desenvolvimento de produtos que são usados para o tratamento de doenças importantíssimas. Mas o sangue não pode ser comercializado, de modo algum. Não pode ter remuneração de doadores, isso foi uma conquista da nossa Constituição”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.