21 anos depois - Último discurso de Trindade na Câmara dos Deputados em Brasília
No Pequeno Expediente de quarta-feira (23/07/2003), às 14h34, em Brasília, a deputada Francisca Trindade fez seu último discurso na Câmara dos Deputados. Ela repudiou à participação e o tratamento da Tropa de Choque da Polícia Militar para contenção de manifestação de servidores públicos na Casa contra a reforma da Previdência.
“Sou Parlamentar da base do Governo Federal e também da base do Governo do meu Estado, que é do Partido dos Trabalhadores. Costumo dizer que ser de esquerda é não perder a capacidade de se indignar, mesmo integrando o Governo em que acredito, mesmo integrando este Poder, que é importantíssimo para regular os direitos, garantir o atendimento dos anseios, defender as necessidades da sociedade brasileira.
Hoje, pela manhã, esta Casa, lamentavelmente, presenciou um acontecimento absolutamente negativo, de acordo com meu ponto de vista. Não posso concordar com o que ocorreu.
E digo isso com toda tranquilidade, até por conhecer o Presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, que é nosso companheiro.
Refiro-me à forma como a Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu os corredores da Casa, ao tratamento dado pela Polícia Militar — aliás, para nós, do PT, já é conhecido; fomos, por diversas vezes, vítimas do tratamento bem perverso e até cruel da nossa PM —, à maneira como foram tratados os servidores públicos. Já apanhei de polícia, já fui empurrada, sei o que é ser militante dos movimentos sociais que reivindicam seus direitos”, afirmou no discurso.
À noite, Trindade participa do aniversário do deputado Paulo Rubem (PT-PE)
Nesta mesma quarta-feira à noite, Trindade e outros parlamentares participaram de reunião, descontraída, para comemorar o aniversário de 48 anos do deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE). Trindade chegou à reunião, segundo Paulo Rubem, às 22 horas.
“Conversamos sobre o momento que estamos vivendo, os debates, os conflitos, enfim, tudo aquilo que faz essa rica dinâmica do Parlamento. Numa verdadeira descontração, trocamos ideias e comentários até sobre nossas vidas pessoais, conflitos, viagens. Foi um momento muito rico de fraternidade, carinho e desabafo”, conta Paulo Rubem.
*****
Vilamar Pinheiro é jornalista, exerceu a função de assessor de imprensa da deputada federal Francisca Trindade - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.