O Theatro 4 de Setembro traz, esta semana, para Teresina, a peça Simplesmente eu, Clarice Lispector, um dos espetáculos mais aplaudidos tanto pelo público quanto pela crítica especializada. Beth Goulard, que atua e dirige o espetáculo, conta a trajetória da escritora Clarice Lispector em direção ao entendimento do amor, suas dúvidas e contradições. A peça estará em cartaz na próxima quarta (10) e quinta-feira (11), com sessão às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro 4 de Setembro, no horário de 9h as 19h.
Segundo, Antoniel Ribeiro, diretor do Theatro, Beth Goulart desejava se apresentar em Teresina desde que veio aqui pela primeira vez, há seis anos. “Quando o Robson Agra, produtor da Beth, me ligou oferecendo a peça eu topei na hora. Já havia lido muita coisa sobre o espetáculo, sabia que o texto era baseado na obra de Clarice Lispector e não havia esquecido do meu último encontro com a Beth quando ela veio a Teresina para um circuito cultural e me perguntou quando nós a traríamos para se apresentar aqui. Eu disse, no dia que der certo. Agora surgiu a oportunidade”, conta.
Em cartaz há quatro anos, a peça já foi vista por mais de 400 mil pessoas em todo Brasil. Críticos de teatro respeitados, como Bárbara Heliodora, não economizam elogios. “Um dos melhores espetáculos dos últimos tempos”. Por sua atuação, Beth Goulart, conhecida do grande público por seus papéis em novelas como o último, onde fez a vilã Regina da novela da Record Vidas em Jogo de 2011, também atua em cinema. Mesmo marcando presença constante na TV, a atriz não abandona o teatro. O espetáculo Simplesmente eu, Clarice Lispector vem recebendo sua total dedicação.
Como resultado do seu trabalho na peça, Beth já ganhou quatro prêmios de melhor atriz: Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil, que premiou também como melhor espetáculo.
Peça e obra
A peça faz um recorte de vários textos de Clarice, trazendo personagens marcantes como Joana, mulher inquieta e criativa, personagem principal do livro de estreia da autora Perto do Coração Selvagem. O livro marcou Beth Goulart ainda na adolescente que desde então não deixou mais de ler Clarice. O espetáculo traz ainda Lóri, da obra Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres que fala de uma professora primária que se vê envolvida pela descoberta do amor. Tem também Ana do conto Amor que trata de uma mulher de vida simples, dedicada ao marido e aos filhos e que tem sua rotina quebrada ao visitar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o que desperta um novo olhar sobre o mundo.
Essas e as outras personagens, que são trazidas pelo espetáculo, foram escolhidas por Beth Goulart para apresentar ao público a obra de Clarice, uma autora que foi considerada hermética enquanto era viva, mas que tem conquistado cada vez mais leitores no Brasil e pelo mundo. Livros como Água Viva, A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G. H. conta com traduções para o inglês, sueco, italiano, alemão, dinamarquês, catalão, espanhol, francês e theco.
Nascida na Ucrânia e trazida para o país aos 2 anos de idade, Clarice publicou 8 romances, 1 novela, diversas coletâneas de contos, e crônicas. Após sua morte em 1977, surgiram livros com suas correspondências, entrevistas e anotações.
Direção
O público que vai ao espetáculo, nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), pode esperar uma direção repleta de sutilezas e cenas simbólicas. Ao invés de estar maquiada como Clarice que era conhecida por ser uma mulher vaidosa, Beth escolheu uma máscara neutra que pudesse se transformar em todas as personagens que encena. O figurino, assinado por Beth Filipecki, acompanha o tom suave, apresentando pequenos detalhes que demarcam a mudança entre as personagens. Já o cenário de Ronald Teixeira e Leobruno Gama se utiliza do vazio do palco e remete à ideia de útero, com toques oníricos e elementos cênicos que permitem que Beth atue com liberdade.
Além de Beth Goulart, que atua e assina a adaptação e direção da peça, integram o espetáculo Amir Haddad na supervisão, Pierina Morais na direção de produção, Diana Cruz na produção executiva, Andre Crespo como operador de som e vídeo, Andre Boneco na direção de cena, Bruno Correa na assistência de palco e Eliane Pereira Silva, camareira.
Ingressos
Apesar de estar sendo muito procurada, a peça Simplesmente eu, Clarice Lispector está ainda com ingressos à venda na bilheteria do Theatro 4 de Setembro, localizado na Praça Pedro II, centro de Teresina. O espetáculo ficará em cartaz nos dias 10 e 11 com sessão às 20h. Os ingressos custam R$60 (inteira) e R$30 (meia, estudante, professores). Para outras informações, é só ligar para: (86) 3222 7100 e 9974 1937.
Programação Abril/Maio
De acordo com Antoniel Ribeiro, o Theatro 4 de Setembro conta com uma programação rica, com espetáculos para todos os gostos. São peças, shows de música e humor, apresentações de dança e muito mais. Confira abaixo a programação:
Abril
Dias 10 e 11 - Simplesmente eu, Clarice Lispector - Monólogo com Beth Goulart
Dia 14 - The Platters - Banda internacional em turnê em 20 cidade no Brasil
Dia 18 - Hamlet - Adaptação da peça de Shakespeare com Titina Medeiros
Dias 20 e 21 - Dirceu Andrade - Show de humor
Dias 26, 27 e 28 - Improvável - Espetáculo da Cia. paulista Os Barbixas
Maio
Dias 3 e 4 - Embriagada, eu quero desabafar - Texto de Clarice Lispector com músicas de Núbia Lafaiete da Cia Cearence de Teatro.
Dia 5 - VII Mostra de Dança do Ventre
Dias 9 e 10 - Luiza Miranda - Cantando Vinicius de Moraes.
Dias 18 e 19 - Show com Nina - Humorista da Praça é Nossa
Dias 25 e 26 - Espetáculo da Academia de Balé Júlio César
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.