Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

05/03/2015 - 17h59

Compartilhe

05/03/2015 - 17h59

Codevasf promete mais investimentos para a apicultura piauiense

A apicultura é uma das atividades produtivas de maior importância para o Piauí.

 Redação

 

A apicultura está presente em quase todos os municípios do Piauí, especialmente na região do semiárido, e contribui de forma significativa para o desenvolvimento e geração de renda de grande parte dos pequenos produtores. A produção de mel envolve atualmente cerca de 3,5 mil famílias e representa aproximadamente 50% da renda bruta de cada uma delas. O Piauí é atualmente o quarto maior produtor nacional de mel.

 

Em 2015, a Superintendência Regional da Codevasf no Piauí tem como meta o atendimento direto de 583 famílias cadastradas e selecionadas, fornecimento médio de 10 colmeias por família, insumos e indumentárias. Também será iniciada a reforma e adequação de 20 UEPAS, bem como a reforma da Central de Cooperativas do Semiárido Brasileiro – Casa Apis, maior entreposto de mel ligado à economia solidária do Brasil. Para este ano, está prevista também a estruturação do entreposto de mel de Campo Maior, agora sob a gestão da Associação dos Apicultores de Campo Maior (Apicam), entidade apoiada pela Codevasf desde 2012.


Outra meta da Codevasf para 2015 no apoio à apicultura são os investimentos em capacitações e treinamentos para elevar a produtividade média das colmeias de 20kg para, no mínimo, 35kg. “Por meio das doações, queremos aumentar o número médio de colmeias por produtor, que hoje varia de 15 a 40 para números próximos a 80-90. Além de agregar, no mínimo, um salário mínimo mensal à renda de cada apicultor atendido pelo Plano, oriundo especificamente da apicultura”, assinala o gerente Regional de Revitalização da Codevasf no estado do Piauí, José Ocelo Rocha.

Redação

Comentários