Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

15/05/2015 - 09h04

Compartilhe

15/05/2015 - 09h04

Evolução das tecnologias na agricultura

 Acesse Piauí

 

 

Com o crescimento da população mundial em conjunto com o consequente aumento da procura e necessidades de consumo surgiu a necessidade de investir em processos e maquinaria com vista a fazer face a esta nova realidade.

 

Nesse sentido, a produção agrícola sofreu uma verdadeira revolução no que diz respeito a forma como é trabalhada. Isto porque, com esta realidade, foi o setor que mais investimento e inovações teve, visto que, está diretamente relacionado com a produção de alimentos e bens de consumo. O aumento das áreas de produção e o consequente aumento das produções, bem como, o aparecimento de novas formas de agricultura originaram este desenvolvimento tecnológico, revolucionando completamente o setor.

 

Plantadeira

 

Claro que, no que a tecnologia agrícola diz respeito, a máquina mais comum e, provavelmente, a mais revolucionária é o trator. Com tratores de diversas dimensões, com diversos tipos de funcionalidades diferentes e máquinas/peças que lhes podem ser colocadas para diferentes tipos de trabalho, este é, sem dúvida o grande marco e símbolo da agricultura moderna. Inclusive, atualmente é utilizada como medida para fazer a distinção das zonas mais mecanizadas das restantes, a contagem do número de tratores e da sua qualidade nessas regiões.

 

Trator Série 6000

 

As primeiras tecnologias na agricultura surgiram no séc. XVIII como consequência da Revolução Industrial e evoluíram para máquinas como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outros tipos de tecnologias que permitem aumentar a produção em grande escala. Ainda assim, apenas pela década de 30 do séc. XX é que as principais inovações tecnológicas como os tratores começaram a chegar ao Brasil, depois de já bem difundidas na produção agrícola de países Europeus, dos Estados Unidos da América e Austrália.

 

Colhedora de Cana

 

Grandes produções fundamentais para a economia brasileira como o café, cana-de-açúcar ou algodão tiveram um grande aumento na procura mundial e, assim, 30 anos mais tarde com a entrada da indústria de produção automóvel no Brasil, foi então que se passou a produzir maquinaria pesada como tratores a nível nacional e interno, o que, deu origem a indústria nacional de tratores. Isto resolveu o problema de fornecimento, prazos de entrega, reparação e produção de peças e a inclusão de novos motores mais potentes e económicos com vista a facilitar o trabalho do agricultor brasileiro.

 

A nível mundial isto originou um êxodo rural mas, por outro lado, levou a que os agricultores que se mantiveram na produção aumentassem a rentabilidade e produtividade dos seus negócios, fossem eles de cariz comercial ou familiar.

 

Tudo isto faz com que existam atualmente vários tipos de agricultura no mundo todo e, claro, no Brasil também em que, em todas elas, sem o uso de tecnologias agrícolas era impossível o seu desenvolvimento e, muito provavelmente, a rentabilização das mesmas.

 

 

 

Acesse Piauí

Comentários