Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

18/06/2015 - 16h56

Compartilhe

18/06/2015 - 16h56

Pesquisas fortalecem apicultura e agricultura familiar no semiárido piauiense

Parceria entre IFPI e Codevasf oferece atividades de laboratório, estágios, treinamentos e capacitações.

 Acesse Piauí

 

O Centro Tecnológico de Agricultura Familiar do Piauí (Centapi), instalado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Picos (PI), está desenvolvendo uma série de ações nas áreas de pesquisa, capacitação e incubação/aceleração de negócios por meio de parcerias com outras instituições que irá beneficiar a região com a geração e difusão de tecnologias voltadas para a agricultura familiar, com destaque para a apicultura.

 

“O Centapi é fruto de uma longa discussão. Trata-se de uma demanda antiga da Federação de Apicultura do Piauí (Feapi) e de todo o setor produtivo, tendo como objetivo atuar de forma contínua e perene no atendimento das demandas dos produtores sendo, portanto, extremamente estratégico para a melhoria dos arranjos produtivos locais do estado”, explica Inaldo Guerra, superintendente regional da Codevasf no Piauí.

 

Atualmente, o Núcleo de Educação e Capacitação em Tecnologias de Agronegócios Regionais (Associação Nectar) – mantenedora e responsável pela execução das atividades do Centro – mantém parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Picos, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Multicom de Tecnologia Gerencial. A proposta é que essas instituições de ensino e pesquisa desenvolvam dentro do Centapi atividades de laboratório, estágios, treinamentos e capacitações, passando em um segundo momento para a extensão desses conhecimentos ao homem do campo.

 

Com o IFPI - Campus Picos, está em andamento convênio para cooperação acadêmica, promoção de práticas de pesquisa e estágio nos laboratórios do Centro com os alunos dos cursos de nível superior de Química e Física e dos cursos de nível médio de Administração e Informática. Já com a UFPI, o convênio é para promoção de práticas de pesquisa, aulas teóricas, estágio e alojamento dos alunos do curso de Licenciatura em Educação no Campo – Campus Picos. Com o Instituto Multicom de Tecnologia Gerencial, a parceria é voltada para cooperação acadêmica, técnica e científica, visando a promoção e fomento de práticas de pesquisa, atividades de extensão e eventos inovadores.

Acesse Piauí

Comentários