Com a proposta de retratar a trajetória do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, por meio de suas músicas, a “Cantata Gonzaguiana”, projeto idealizado no ano de 2012, reúne João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina no mesmo palco. Para quem perdeu a apresentação da cantata, terá a oportunidade de assistir, pois ela voltará aos palcos do Theatro 4 de Setembro nesta segunda-feira (12), a partir das 20h, e terá um registro especial: a gravação do DVD.
Segundo o autor da cantata, o maestro Aurélio Melo, na apresentação, são 12 músicas que seguem a trajetória de Luiz Gonzaga, mostrando fases da sua vida em que o cantor foi romântico, crítico e político, “Para finalizar a história, a apresentação traz o clássico Asa Branca, que marca a volta dele para casa”, explica o maestro Aurélio Melo.
Apoiador do projeto, o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, diz que a Cantata Gonzaguiana é um trabalho brilhante que precisa ser resgatado. “Precisamos deixar essa lembrança para aqueles que não puderam assistir a este encontro”, diz Fábio Novo.
Para Aurélio Melo, essa é também uma forma de manter preservada a história de Luiz Gonzaga. “Estamos tendo essa oportunidade, por meio da Secult. A Orquestra Sinfônica de Teresina saiu à frente de outras do país, quando criou a cantata. Já nos apresentamos em Exu, Pernambuco, no santuário do Baião, e em Brasília, numa homenagem a Luiz Gonzaga”, completa o maestro. Ele diz ainda que, mesmo quem não conhece a obra de Gonzagão consegue acompanhar bem sua trajetória, graças à narração de João Cláudio Moreno, intercalada às músicas.
A direção do DVD é do músico Luciano Klaus, que também esteve à frente da gravação do DVD “Missa de São Benedito”, com a Orquestra Sinfônica de Teresina.
Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Theatro 4 de Setembro e no Palácio da Música para serem trocados por 1 kg de alimento não perecível.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.