Tramita nas comissões da Assembléia Legislativa do Piauí um projeto de lei do deputado Francis Lopes (PRP) para incentivar a contratação de artistas locais em eventos que possuam financiamento público do estado. O projeto foi apresentado no último dia 08 de outubro e visa dar mais oportunidade para artistas em grandes eventos, valorizando assim as produções locais que tanto perdem com a queda de rendimentos com o mercado fonográfico.
"O mercado fonográfico nas lojas, nas distribuidoras, praticamente não existe quase gravadoras e uma das maneiras que achei de estar contribuindo para o pessoal do nosso âmbito, que é a música", afirma o parlamentar.
O novo projeto vista destinar 50% das verbas em cachê de qualquer evento a músicos locais e assim tornar mais justo o acesso a grandes eventos.
A proposta não é a única que visa valorizar os artistas locais. Francis também apresentou um indicativo de lei que trata de colocar na grade curricular de escolas estaduais a disciplina música. Com isso, músicos formados, ou com experiência prática, que não atuam diretamente nos palcos poderão ter uma fonte de renda extra. O projeto depende de análise do Governo do Estado, mas se aceito será de grande importância para a categoria artística do estado.
"Essa é uma sugestão que a gente está dando ao governo para que seja implantada. Mandamos o projeto para o governo analisar, estudar e a gente acredita que se isso for colocado em prática vai melhorar muito o mercado pois temos hoje muitos músicos parados", explica Francis Lopes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.