Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

21/01/2016 - 14h25

Compartilhe

21/01/2016 - 14h25

Clube dos Diários não passava por uma restauração há 20 anos

O espaço foi reaberto nesta quinta-feira (21) e contou com a presença do governador Wellington Dias.

 Acesse Piauí

Secretário de estado da Cultura, deputado estadual Fábio Novo

 Secretário de estado da Cultura, deputado estadual Fábio Novo

Um dos principais espaços culturais do Piauí, o Clube dos Diários, localizado no Complexo Cultural da Praça Pedro II, Centro de Teresina, foi completamente restaurado. O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), destinou cerca de R$ 836 mil à reforma de todo o complexo, especialmente na restauração do piso e impermeabilização do telhado. A obra se estende ao Theatro 4 de Setembro e espaço Osório Júnior, com previsão de entrega para março.

 

O espaço foi reaberto nesta quinta-feira (21) e contou com a presença do governador Wellington Dias. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou à Secult a destinar R$ 300 mil para finalizar um documentário sobre a vida e obra do poeta piauiense Torquato Neto. Wellington destacou a importância de valorizar a cultura piauiense com o resgate das tradições histórico-culturais.

 

O governador afirmou que a Secult deve buscar parcerias com a Secretaria da Educação (Seduc) para resgatar os pontos de cultura nas escolas e com a Secretaria do Turismo (Setur) e iniciativa privada, para montar uma programação cultural anual. “É importante resgatar a cultura nos municípios, como o Festival da Rabeca, a Banda de Pífanos e tradições históricas como as festas folclóricas e o reisado”, lembra Dias.

 

Wellington inaugura reforma do Clube dos Diários. (Foto:Marcelo Cardoso)

 

Segundo o secretário da Cultura, Fábio Novo, há 20 anos o Clube dos Diários não passava por uma restauração desse porte. “Aqui temos detalhes que recontam a história da casa e que estão presentes do forro ao piso. Trata-se de um prédio centenário que exige um trabalho minucioso e artesanal de restauração", informou o gestor, acrescentando que o trabalho entregue é de responsabilidade do restaurador e escultor Mestre Dico.
 

O secretário afirmou que a Sala Torquato Neto agora funcionará como teatro, mantendo sua capacidade para 130 lugares, ganhou carpete, forro acústico, novos camarins e banheiros, além da climatização. O Clube ganhou iluminação externa de led que, durante a noite, ajuda a realçar a beleza dos seus traços arquitetônicos. A iluminação interna também foi toda reposta, tanto na galeria como no Teatro Torquato Neto. 

 

Lari Sales, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí (Sated-PI), declarou que a entrega de um novo Clube dos Diários é um feito a se comemorar. A atriz piauiense relembrou as festas que eram realizadas no Clube dos Diários. “Muitas coisas boas ainda estão por vir. A população tem que valorizar a arte e se apropriar dos espaços destinados à cultura”, reforçou Lari Sales.

 

 

Acesse Piauí

Comentários