A companhia de teatro de rua de Minas Gerais Maria Cutia realiza entre os dias 03 e 11 de março a segunda etapa da turnê DO XINGU AO PARNAÍBA, com apresentações gratuitas da comédia musical “Como a Gente Gosta” nas cidades de Teresina, Altos, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Luis Correia. O grupo, que já se apresentou em mais de 130 cidades de 17 estados brasileiros, chega pela primeira vez em cidades próximas ao Rio Parnaíba com o espetáculo “Como a Gente Gosta”, livremente inspirado na obra “Como Gostais”, de William Shakespeare.
A primeira etapa da turnê DO XINGU AO PARNAÍBA aconteceu em outubro de 2015 no Pará, nas cidades deAltamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Anapu e Pacajá, com público aproximado de quatro mil e quinhentas pessoas. Depois de teatrar às margens do Xingu a trupe chega agora ao Parnaíba.
A turnê inicia a comemoração dos 10 anos de teatro de rua do grupo Maria Cutia, completados em janeiro de 2016. “Somos uma cia que pesquisa o teatro para a rua. Temos a possibilidade de nos apresentar em lugares em que a produção teatral de palco quase não chega, assim como em capitais cheias de outros espetáculos”, conta o ator Leonardo Rocha. A cia chega ao Piauí com expectativa de receber um grande público nestas cidades. “Ir para lugares em que nunca nos apresentamos e sermos recebidos por um grande público, na praça, de graça, celebrando conosco o teatro nos justifica a escolha do nosso ofício”, explica Leonardo.
A peça narra a história de Rosalinda, exilada da corte, que se traveste de homem para se livrar dos perigos da floresta de Arden e, ao encontrar com seu enamorado, Orlando, decide testar a verdade do amor do jovem rapaz. De acordo com a atriz Mariana Arruda, “um dos encantos do texto vem do tom feminista de Shakespeare. Uma protagonista inteligente, que fala e questiona o amor, numa época em que mulheres não podiam entrar em cena, ou seja, era um homem interpretando uma mulher que se travestia de homem. Toda a trama é arquitetada por Rosalinda, um pensamento visionário do bardo inglês, ao se imaginar que a peça foi escrita em 1599”, explica. “É nesta obra que Shakespeare faz a famosa analogia entre o teatro e a vida. Como os homens sendo grandes atores que encenam suas vidas no grande palco do mundo”, completa.
“Como a Gente Gosta” foi concebido para a rua, adaptado e dirigido por Eduardo Moreira, do Grupo Galpão. Na trama, 4 atores representam 9 personagens em um quiproquó de amores provocados pela flecha do cupido. Uma obra que convida o público a pensar sobre o amor, as loucuras dos apaixonados e as distinções entre os universos masculino e feminino. Uma comédia-musical em que o amor e suas infinitas facetas promovem encontros e joguetes filosóficos sobre o universo humano. A encenação mescla elementos farsescos, bufonescos e líricos, intercalada por canções autorais executadas ao vivo pelos atores.
A presença da música tem papel importantíssimo na trama e é um dos alicerces do trabalho de pesquisa doMaria Cutia. Mais que sonoplastia e entreatos, ela é elemento dramatúrgico base da encenação. “A música nesse trabalho foi fundamental para que encontrássemos os climas de cada cena. Ela tem uma função dramatúrgica bem clara e definida”, salienta o diretor Eduardo Moreira. A trilha original – composta pelo Grupo Maria Cutia a partir do texto – tem direção musical assinada por Hugo da Silva, do Maria Cutia, e Marco França, do grupo Clowns de Shakespeare (Natal/RN).
Desde 2006, o Grupo Maria Cutia apresenta seus espetáculos em praças e parques. Nestes anos, a trupe levou suas montagens para mais de 100 cidades mineiras. Em 2012 realizou uma turnê pela Amazônia, passando por 5 capitais do Norte e em 2014 circulou pelas capitais do Rio Grande do Norte, Parnaíba e Sergipe. Esta é a primeira vez da Cia no Piauí. Em 2011, fez uma turnê internacional, encenando seus espetáculos pela África de Língua Portuguesa, passando por Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
A turnê DO XINGU AO PARANAÍBA foi contemplada pelo Prêmio Funarte Miriam Muniz de Teatro de 2014 e é realizada com os apoios das prefeituras municipais de cada cidade.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.