Serão entregues à comunidade nesta segunda-feira (14) as Escolas Estaduais de Dança e de Música. As instituições de ensino aprendizagem, que estão instaladas no Centro de Artesanato "Mestre Dezinho", antigo quartel da Polícia Militar do Piauí, devem voltar as suas ações de formar bailarinos, coreógrafos, músicos, instrumentistas ao mercado da arte e cultura locais.
Após sofrerem grandes intervenções infraestruturais, recuperação predial e revalorização dos espaços físicos, as Escolas reabrem na segunda feira e retornam com seus serviços de dança e música oferecidos a Teresina.
Depois de três décadas em que estão instaladas no prédio do Centro de Artesanato "Mestre Dezinho", esta é a primeira vez que as escolas recebem uma verdadeira reforma e ambientação que melhor possam acomodar aluno(a)s e professores e administrativo com condições de primeiro mundo. Uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, as instituições de ensino nunca estiveram tão bem equipadas para o novo momento de prestação de serviços.
A Escola Estadual de Dança, que recebe o nome da professora, bailarina e coreógrafa de clássico e pioneira na dança do Estado, Lenir Argento, conta com três grandes salas/estúdio de aula, com tablado adaptado a impacto de movimentos e gestos da dança e atos criativos na composição coreográfica. Também está com toda uma nova roupagem que assegura receber mil aluno(as).
Já a Escola Estadual de Música, nessa nova fase, homenageia um grande músico e compositor piauiense, Possidônio Queiroz, natural de Oeiras, sul do Piauí, que em fins do século 19 e século 20 construiu belas valsas. As valsas de Possidônio Queiroz são um dos mais belos desenhos em pauta musical à linguagem tradicional de valsa. A partir de 14 de março, A instituição passa a se chamar Escola Estadual de Música "Possidônio Queiroz".
Assim como na Escola de Dança em que as salas recebem nomes de pessoas que construíram a dança em Teresina, a Escola de Música "Possidônio Queiroz" também homenageia antigos professores e responsáveis pela história e memória que esta deixa em legado à cidade.
Entre os homenageados, o professor paraibano Reginaldo Carvalho, que morou uma vida inteira em Teresina, professor da UFPI, regente do tradicional Coral do Amparo e um grande músico brasileiro, sendo ainda um dos responsáveis pelo início da Escola de Música, terá como assinatura de seu nome o Auditório do equipamento cultural. Nomes como Assis Davis, José Mendes, Maristela Gruber, Nydia Monteiro, Laurenice França, entre outros nomeiam salas da Escola.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.