“Mas me responda só uma coisa:
Quando você pensa em sumir
A morte é o caminho mais certo
Ou você tem para onde ir?”
É o terceiro mês do ano e pelo menos três jornalistas, estudantes e/ou profissionais da área, ceifaram suas vidas em Teresina. Esse número pode ser maior, pois tais casos não são divulgados. O fato é que teve início na capital, nas redes sociais, pelo menos, uma discussão sobre a abordagem dessas mortes pela imprensa. Até que ponto o jornalista pode expor a família enlutada e a história da pessoa que praticou o ato, se a divulgação pela mídia pode influenciar novos casos ou evitá-los são alguns dos questionamentos pertinentes em toda essa problemática.
É o terceiro mês do ano e o músico Valciãn Calixto, também jornalista, acaba de lançar seu primeiro disco solo intitulado Foda!. Dentre os temas abordados nas letras de suas canções pairam relatos e reflexões sobre diversos assuntos como transtorno de borderline, abuso de autoridade, assédio, machismo, sistema de ensino, suicídio, entre outros.
O trecho em itálico no início da matéria é da música Pathos, palavra que às vezes aparece compondo terminologias referentes à doenças. Na canção Valciãn traz indagações sobre o que pode levar alguém a cometer suicídio, mais do que isso, o músico tenta entender as motivações de alguém que chega a cogitar a própria morte. Ao final da letra o compositor questiona:
“Porque ninguém discute temas como suicídio?
Conheço vários casos contados nas rodinhas de amigos...
Por que ninguém debate temas como suicídio?
Preferem contar mortos em antigos genocídios”
Com dez faixas o cd, lançado de maneira virtual em streamings para o mundo todo através do 180 Selo Fonográfico, pode ser comprado ou baixado gratuitamente através de plataformas digitais como Spotify, Deezer, Bandcamp, Soundcloud e no site do artista.
O suicídio é apenas um dos temas pesados que aparecem no trabalho de Valciãn Calixto, assim como o rock é apenas um dos muitos ritmos que podem ser ouvidos no álbum. É pela coragem de meter o dedo na ferida desses e outros assuntos que margeiam nossa sociedade, que o piauiense vem tendo seu trabalho reconhecido e divulgado em sites nacionais especializados em música.
Foda! foi gravado entre os meses de setembro de 2015 e fevereiro deste ano no ATM Estúdio na capital. O disco conta com participações especiais de Eryka Alcântara, João Pedro, Joniel Santos, Heitor Matos, Ronnyel Seed, integrantes do coletivo Geração TrisTherezina e ainda do escritor Agostinho Torres.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.