Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

18/04/2016 - 08h48

Compartilhe

18/04/2016 - 08h48

Cultura dos povos indígenas é celebrada no Piauí durante evento

A XIV Semana dos Povos Indígenas é uma realização da Secult e Ufpi, de 17 a 19 de abril.

 Acesse Piauí

Cultura indígena será evidenciada na XIV Semana dos Povos Indígenas. (Foto: Marcelo Cardoso)

 Cultura indígena será evidenciada na XIV Semana dos Povos Indígenas. (Foto: Marcelo Cardoso)

Celebrar a cultura indígena e evidenciar a contribuição dessa para a sociedade brasileira. Esses são alguns dos objetivos da XIV Semana dos Povos Indígenas – A construção da Política Indigenista no Piauí, que será realizada de 17 a 19 de abril em Teresina. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)/ Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Fundação Nacional do Índio (Funai) CTL no Piauí.

 

Grupos indígenas do Piauí e de outros estados irão participar do encontro. No domingo (17), os indígenas se reúnem no Centro de Formação da Obra Kolping. Na segunda-feira (18), a programação começa às 8h, no auditório Noé Mendes, com abertura oficial da semana. Na ocasião, haverá um ritual indígena e em seguida será formada uma mesa de abertura.

 

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, está entre as autoridades que irão compor a mesa, juntamente com os secretários estaduais da Educação e da Saúde; a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros; o representante da Funai no Piauí, Romeu Tavares de Lima Neto; o reitor da UFPI, dr. José de Arimateia Dantas; o pró-reitor de Extensão, prof. dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho; o procurador do Ministério Público Federal, dr. Kelston Lages; além de professores da UFPI e caciques de comunidades indígenas do Piauí.

 

A partir das 9h tem a mesa “Reconhecimento e direito territorial dos povos indígenas”, sob a coordenação de Dora Medeiros. Após a discussão, é realizado um debate sobre o tema e, às 12 horas, é feita uma pausa para o almoço. A programação é retomada às 14h, com a mesa “O direito à saúde dos povos indígenas”, coordenada pela professora dra. da UFPI, Carmen Lúcia Silva Lima. A última mesa traz como tema “O direito à educação dos povos indígenas”. Logo após o debate, haverá, a partir das 18h, uma Roda de Toré.

 

Na terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, também haverá Roda de Toré a partir das 8h, no auditório Noé Mendes. Em seguida, haverá uma síntese das mesas temáticas, bem como elaboração e aprovação de documentos. A partir das 11h, os grupos indígenas se reúnem com o governador do Estado, Wellington Dias, no Palácio de Karnak.

 

“Esse é o momento em que eles vão apresentar suas principais reivindicações ao governador. É um encontro muito importante para debater a temática indígena e sabemos que o governador é sensível à causa”, disse a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.

 

Para a professora dra. Carmen Lúcia Silva Lima, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí, essa é uma forma de promover a discussão em torno dos direitos dos povos indígenas, estabelecidos na legislação brasileira e internacional. “Evidenciaremos a necessidade de implementação das políticas indigenistas no Piauí; ou seja, a urgência de atenção aos territórios indígenas e a implementação da saúde e educação diferenciada, que atenda as especificidades das comunidades presentes do Piauí”, conclui Carmen Lúcia.

Acesse Piauí

Comentários