Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

13/09/2016 - 16h06

Compartilhe

13/09/2016 - 16h06

Teresina é uma das capitais com maior número de suicídios no Brasil

Evento busca envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao tema.

 Acesse Piauí

Teresina registra altos índices de suicídio (Foto: Rogério Holanda)

 Teresina registra altos índices de suicídio (Foto: Rogério Holanda)

Vamos falar sobre a vida? A Secretaria de Estado da Saúde realiza nos dias 14 e 15 de setembro uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

 

Com o tema "Abordagem e prevenção ao suicídio na mídia", a Secretaria vai promover na quarta-feira(14), a partir das 8h, uma roda de conversa entre psicólogo, psiquiatra, Ministério Público Estadual (MPE-PI) e profissionais da comunicação de jornais, rádios e TVs locais. Durante essa ação, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, irá apresentar o boletim com os dados de suicídio no Piauí e ações da Secretaria nos cuidados, acolhimento e prevenção.

 

Para a assessora de Comunicação da Saúde, Graciene Nazareno, a sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dá um apoio nessa causa. “É importante que possamos trabalhar todos os segmentos da sociedade. E que a imprensa trabalhe a informação com ética e respeito pelos familiares”.

 

Teresina é uma das capitais com maior número de suicídios no Brasil. “E, visando à prevenção e redução desses casos, a Secretaria de Saúde está assumindo o compromisso de organizar a vigilância do suicídio em todo o Piauí”, comentou a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa.

 

Amélia explana ainda que a atividade tem como objetivo “conscientizar à sociedade em geral, já que muitas pessoas entendem o suicídio como um ato individual e na realidade não é. A sociedade precisa se organizar pra ter essa visão e contribuir para a redução desse agravo”.

 

Na quinta-feira (15), será promovido um workshop "O suicídio como pauta na saúde", ministrado pela psicóloga da Unidade Integrada do Mocambinho, Valéria Raquel Alcântara Barbosa, a partir das 8h, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após o workshop, será exibido um documentário com o tema “Suicídio no Brasil”.

 

Ainda no dia 15, a Secretaria vai trabalhar essa temática, também em rodas de conversa e orientação à população, apresentação artística cultural e encerramento com a dança circular do Grupo Somos Saúde SA, no Parque da Cidadania, às 16h, com a participação das faculdades, Conselhos de Medicina, Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

 

Essas atividades são promovidas em parceria com o Hospital do Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas, ProVida, Centro de Valorização da Vida(CVV), Conselho Regional de Psicologia(CRP21), Conselho Regional de Medicina(CRM), Secretaria de Estado da Educação, e universidades públicas e privadas.

Acesse Piauí

Comentários