Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

06/12/2016 - 13h23

Compartilhe

06/12/2016 - 13h23

Expoapi espera a visita de 150 mil pessoas até domingo (11)

O evento acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina.

 Acesse Piauí

Abertura da 66ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) - Foto: Paulo Barros

 Abertura da 66ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) - Foto: Paulo Barros

O governador Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (5), da abertura da 66ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. A feira agropecuária conta com a participação de mais de 700 expositores de 15 estados e a expectativa é que cerca de 150 mil pessoas passem pelo evento, que segue até o domingo (11), para conferir os leilões, palestras e apresentações artísticas, movimento cerca de R$ 15 milhões de reais.

 

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Emater e Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), e Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), com a arceria da Associação de Vaqueiros do Piauí, Associação Piauiense de Criadores de Ovinos (Apicovi), dentre várias outras associações, e do Sebrae.

 

 

Na oportunidade, o governador fez a entrega de medalhas do Mérito Agropecuário João Olímpio Mendes de Melo a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor e inaugurou melhorias realizadas no Parque de Exposições, como a reforma do galpão de suínos, o shopping de animais, um pavilhão mais moderno e o asfaltamento do parque.

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, destacou que esta será a maior edição da história da Expoapi e a que terá maior movimentação financeira. “Esse é um evento festivo e de negócios. Nós acreditamos no potencial da agropecuária, da agricultura familiar e no papel fundamental que ela desenvolve na economia”, comentou o gestor.

 

Wellington destacou a importância das Câmaras Setoriais que permitem o planejamento e a uma ligação entre o setor público e a iniciativa privada para traçar as diretrizes para o desenvolvimento, mesmo em um cenário delicado. “O Piauí não é uma ilha. Claro que sofremos com todos os acontecimentos do Brasil, políticos e econômicos, mas precisamos destacar que crescemos 10 vezes mais que o Brasil em 2015, quando fomos o único estado que conseguiu fechar o ano com saldo positivo de empregos e isso é fruto do trabalho de muitas pessoas do campo e da cidade, das indústrias, de serviços, do beneficiamento que acreditam e que querem construir um Piauí melhor”, destacou Dias.

 

O presidente da APZC, João Madison Nogueira, destacou o apoio do Governo do Estado para o evento e para o setor. “Reorganizamos essa exposição para mostrarmos o potencial agropecuário do Piauí. A Expoapi é exatamente tudo aquilo que fizemos durante o ano. Isso é um trabalho de todas as associações e estamos enfrentando a crise com trabalho e dedicação. Não tenho dúvidas que a cada ano vamos crescer ainda mais”, enfatizou o deputado.


O vaqueiro Loló, um dos homenageados da noite, é considerado o mais antigo da exposição, já tendo participado de 44 edições do evento. Ele revelou que, com certeza, está sendo a melhor e maior Expoapi. “Muitos amigos meus já se foram e eu tive a graça de, mesmo adoentado, ver esse evento crescer. E posso afirmar que ele só tem crescido e peço a Deus que me dê vida e saúde para ver ele ainda maior, pois já faz parte da minha vida”, disse emocionado Loló.

 

A presidente da Fetag, Elizangela Moura, também foi homenageada e revelou que a participação das mulheres no setor agropecuário é importantíssimo e que ela já existia, mas de forma tímida. Porém, com o desenvolvimento da agricultura familiar e da consciência do uso das tecnologias, as mulheres também têm ganhado espaço, a exemplo dela que é a primeira mulher a gerir a instituição em mais de 44 anos de fundação. 

 

Acesse Piauí

Comentários