Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

02/01/2017 - 10h15

Compartilhe

02/01/2017 - 10h15

Sesapi distribuirá medicamentos para pacientes com câncer atendidos pelo SUS

Estão na lista de medicamentos Tramal 50 mg, Dimorf 10 mg, Dimorf 30 mg e Codeina 3 mg.

 Acesse Piauí

 

 

Para este ano de 2017, os pacientes que estão em tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contarão com a distribuição gratuita de medicamentos por meio de parceria realizada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), instituição filantrópica que presta assistência a esses pacientes.

 

A RFCC-PI assumiu de julho a dezembro de 2016 os custos de alguns medicamentos que agora voltaram a ser distribuídos pelo Hospital São Marcos. Por meio do diálogo com o Governo do Estado, a partir deste ano a Sesapi fará a distribuição. Dessa forma, o dinheiro destinado aos medicamentos deverá retornar para outros projetos da RFCC-PI, como para cobertura de custos com viagens, estadia e necessidades de pacientes e acompanhantes de Teresina, ou que vêm de outras cidades e até de outros estados para tratamento.

 

Os itens fazem parte das demandas de cobertura pelo SUS, orientados por políticas públicas de assistência em saúde. Assim, a distribuição dos seguintes medicamentos se dará de forma gratuita pela Farmácia de Componentes Especializados: Tramal 50 mg, Dimorf 10 mg, Dimorf 30 mg e Codeina 3 mg. Eles são destinados ao trato de dores decorrentes dos procedimentos de tratamento do câncer.

 

A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, comemora a conquista por saber que este é mais um passo na ampliação das políticas de saúde para os pacientes oncológicos do SUS. “Temos uma demanda ainda muita alta de medicamentos e esses custos poderiam comprometer, a longo prazo, outras ações de assistência oferecidas hoje por nossa instituição. Esperamos que essa implementação possa atender de forma satisfatória a todos os nossos pacientes”, afirma.

 

A expectativa é que já nestes primeiros meses do ano, após os procedimentos legais, os medicamentos comecem a ser distribuídos na Farmácia de Componentes Especializados.

Acesse Piauí

Comentários