Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

16/05/2017 - 09h12

Compartilhe

16/05/2017 - 09h12

PPP inicia transformação na Central de Abastecimento do Piauí

Até o próximo semestre, serão realizadas ações na área de limpeza, infraestrutura sanitária, segurança e estacionamento.

 Acesse Piauí

Nova Ceasa (Foto: João Allbert)

 Nova Ceasa (Foto: João Allbert)

As mudanças começam a aparecer na Central de Abastecimento do Piauí, agora chamada de Nova Ceasa após uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a Brasil Fruit. O acordo prevê  investimento de R$ 84.357.742 ao longo da concessão de 30 anos. Nos dois primeiros anos devem ser aplicados R$ 46 milhões na modernização do espaço. O estado receberá 3,5% do total da receita bruta mensal.

 

A governadora em exercício, Margarete Coelho, acredita que a novo modelo de gestão deverá potencializar a Nova Ceasa enquanto um grande entreposto entre o Piauí, Maranhão e Ceará e as cidades do interior. “Os mercados são pontos centrais nas cidades e a Ceasa deixava a desejar em termos de estrutura, de higienização, de limpeza, precisando de uma gestão mais dinâmica que o Estado não tinha condições de oferecer. Afinal de contas, a iniciativa privada tem condições que o Estado não tem”, pontuou.

 

O novo modelo de administração da Central de Abastecimento do Piauí deverá ainda fomentar a comercialização de produtos locais, como afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma. “O resultado final de quem produz é a comercialização e o consumo. Então, além de termos uma cláusula dentro do contrato em que a concessionária terá um desconto na outorga na medida em que ela incentivar a comercialização local. O desejo do Governo do Estado é aumentar a produção nas regiões e aumentar a comercialização dessa produção por meio da Ceasa”, disse o gestor.

Acesse Piauí

Comentários