Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

17/05/2017 - 08h14

Compartilhe

17/05/2017 - 08h14

Documentário “Assis Brasil - O cigano erudito” será exibido pela UFPI

O filme conta e divulga o trabalho literário do renomado escritor piauiense.

 Acesse Piauí

Crédito imagem: arquivo pessoal jornalista Marina Farias

 Crédito imagem: arquivo pessoal jornalista Marina Farias

A UFPI TV, canal no YouTube que transmite notícias sobre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), exibirá na próxima segunda-feira (22), o documentário “Assis Brasil - O cigano erudito”. O filme conta e divulga o trabalho literário do renomado escritor piauiense Assis Brasil, que acaba se confundindo com sua vida pessoal uma vez que ele vive para a literatura. A exibição fará parte da programação do mais novo quadro no canal da Instituição, o “Documentários”.

 

O documentário foi idealizado pela jornalista Marina Farias e a produtora cultural Lucila Martins, que buscaram aliar informação à cultura, além de valorizar o talento de um dos maiores intelectuais do Brasil.

 

“A ideia de fazer o documentário surgiu durante o Salipi (Salão do Livro do Piauí), em uma conversa com o editor Leonardo Dias. Queríamos que os jovens conhecessem a obra de Assis, já que hoje a Literatura Piauiense não é mais cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, explica Marina Farias.

 

Segundo a jornalista, a importância do filme é registrar a vida literária do escritor piauiense e mostrar que ele ainda mora em Teresina, que com mais de 80 anos, ainda continua em plena produção literária.

 

“Assis Brasil - o cigano erudito” tem duração de 45 minutos, e conta com a participação de pessoas que estudam a obra do escritor. Entre os participantes, a doutoranda Francigelda Ribeiro, o historiador Fonseca Neto, professor Dílson Lages, dentre outros.

 

O documentário foi lançado em novembro de 2012. Na ocasião, Assis Brasil lançou o livro "O mistério da estrela Tainahakã”, obra infanto-juvenil. “O documentário foi distribuído em todas as escolas públicas estaduais do Piauí, e os professores utilizam esse material em sala de aula para preservar, documentar e compartilhar a história e memória de Assis”, explica Marina Farias.

Acesse Piauí

Comentários