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Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
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18/05/2017 - 13h16

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18/05/2017 - 13h16

Crise financeira nas empresas contratadas prejudica andamento de obras no Piauí

Governo garante que tem recursos para pagar, mas empresas não apresentam medição das obras.

 Acesse Piauí

Empresa atrasa conclusão das obras do rodoanel de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

 Empresa atrasa conclusão das obras do rodoanel de Teresina (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

O secretário Estadual de Transportes, Guilhermano Pires, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Castro Neto, fizeram ontem previsão de entrega de obras de mobilidade que os dois órgãos estão executando em Teresina, como a ponte do Meio (ao lado da ponte Juscelino Kubitschek), o elevado da Avenida Miguel Rosa, o Rodoanel e a duplicação de trechos das BRs 316 e 343.  A estimativa das datas foi feita durante audiência na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

 

Segundo Guilhermano, a ponte do meio será liberada ao tráfego em junho, e durante o mês de julho a Setrans implantará a iluminação e arborização do trecho. A construção, bem como a recuperação da ponte JK, custou R$ 24 milhões.

 

O Rodoanel, a mais cara de todas, com orçamento de R$ 125 milhões, está 95% concluída e só não foi entregue ainda porque a construtora responsável está com problemas financeiros e, no atual estágio da obra, não vale a pena para o Governo rescindir o contrato. O Rodoanel vai reduzir em pelo menos 5 mil o número de veículos de carga que atravessam a área urbana da capital.

 

“A empresa responsável está com problemas em outras obras no país, mas para o Governo não seria bom judicializar a questão, visto que está muito próximo da conclusão do Rodoanel”, afirmou Pires.

 

Castro Neto, do DER, explicou que a duplicação da BR 316 segue normalmente e deve ficar pronta no segundo semestre de 2018, ao custo de R$ 65 milhões, com recursos oriundos do Pro-Investe. Neto afirma que 20% dos trabalhos foram concluídos.

 

A BR 343 está com as obras paradas, porque a empresa responsável não teve condições de continuar, por questões administrativas. A segunda colocada na licitação já foi chamada pelo DER, mas até agora os responsáveis não enviaram ao Executivo o cronograma para retomar os trabalhos. “Acreditamos, apesar disso, que no primeiro semestre a duplicação estará pronta”, comentou Castro Neto. A duplicação da BR 343 custará R$ 34 milhões com recursos do Pro-desenvolvimento II.

 

O elevado da Avenida Miguel Rosa, que vai facilitar o trânsito na saída sul de Teresina, está 40% concluído e deve ficar pronto até o fim do ano. A obra custa R$ 24 milhões e “vai trazer muito benefício quando estiver concluída”, o diretor. Os recursos são do Pro-Desenvolvimento II.

 

Acesse Piauí

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