A Paroquia de N. S. de Fátima e Igreja de São Francisco da Guarita, em Parnaíba, realizam programação especial em comemoração ao Dia de Reis.
A iniciativa da festividade de Reis em Parnaíba é do Padre Carlos Seixas “É uma tradição que estava se perdendo não só em Parnaíba, mas, em geral. Muitas cidades não faziam mais e a gente está resgatando essa tradição e, graças a Deus, as pessoas estão valorizando. Eu dei o pontapé inicial para motivar as pessoas, mas, hoje já tem um grupo independente de mim que assume, organiza e realiza a programação”.
A programação inicia por volta de 19:30h e encerra no máximo até a meia noite e reúne os jovens da paróquia, três saem vestidos de reis, com coroa e uma caixinha de presente, simbolizando os três Reis Magos.
Outros vão cantando, enquanto uma pessoa toca uma sanfona acompanhando as músicas do reisado e, de casa em casa, cantam pros moradores.
Algumas pessoas já esperam com cafezinho, pois a visita já se tornou tradicional. O grupo reza na porta da casa e deseja um feliz ano novo aos donos das residências. Algumas pessoas ofertam alimento ou dinheiro. O alimento é recolhido na igreja e enviado para famílias carentes, o dinheiro é colocado no cofre como contribuição para os trabalhos da igreja. Muitas pessoas ao serem visitadas acompanham o cortejo. A programação é encerrada no dia 6, Dia de Reis, na casa paroquial com um lanche e momento de oração entre os participantes.
Padre Carlos Seixas informou ao Proparnaiba.com que, até o ano passado apenas um grupo de 25 pessoas fazia a visita no Bairro Nova Parnaíba e que este ano, o Bairro Bebedouro também realizou a programação por grupo da igreja de São Francisco da Guarita que reuniu cerca de 25 pessoas, totalizando em torno de 50 pessoas, toda programação de Reis Magos realizada em Parnaíba.
No Bairro Nova Parnaíba a programação já é realizada pelo quarto ano, no período de 3 a 6 de janeiro e no Bairro Bebedouro a paróquia de São Francisco realizou de 1º a 6 de janeiro, pela primeira vez. O que pode vir a se tornar uma prática nas demais paróquias de Parnaíba.
“Valoriza um pouco da cultura popular que nessa era da informática e da tecnologia vamos perdendo um pouco do que é popular”, disse Padre Carlos Seixas.
Para a Igreja Católica o simbolismo e a importância da festa de Reis, está muito ligada à luz e a manifestação de Jesus como luz do mundo.
”Pra nós é uma palavra grega que se chama epifania, que significa manifestação de Deus ao mundo. Essa manifestação se dá a partir da visita dos Reis Magos, pois dali eles vão divulgar que Jesus nasceu e que se manifestou no simbolismo da luz. Como Ele mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo e quem me segue não andará mais em trevas, mas, terá luz da vida”. Todo simbolismo da manifestação de Jesus é um simbolismo da luz. Os Reis Magos seguem a luz da estrela, que vai iluminando a noite escura até chegarem a Jesus, e nós seguimos Jesus que é a luz, “Eu sou a luz do mundo”, até encontrarmos o sentido da nossa vida. Nossa vida tem um rumo e a gente consegue ver o rumo se ela é iluminada; se está no escuro, a gente não consegue ter rumo certo, mas, se está iluminada, podemos perceber o rumo da nossa vida e por onde estamos andando. E esse rumo, essa luz que ilumina nossas vidas, é o próprio Jesus", pontuou Padre Carlos Seixas.
Fonte: Proparnaíba
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.