Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 08 de setembro de 2024
Colunas /

Curiosidades

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

19/07/2022 - 06h10

Compartilhe

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

19/07/2022 - 06h10

Praça Saraiva e o abandono pelo poder público

Conselheiro Saraiva, fundador da cidade de Teresina-PI

 Conselheiro Saraiva, fundador da cidade de Teresina-PI

Há 45 anos era reconstruída a conhecida Praça Saraiva. Que homenageia ninguém menos que o fundador da cidade de Teresina,  o baiano de Santo Amaro Amaro da Purificação, o Conselheiro Saraiva, que no ano de 1852 transferiu a capital da então província do Piauí, que era Oeiras, para a Vila Nova do Poty nas margens do rio de mesmo ano. 

Foi uma reforma que deu uma nova cara à praça.  Modificando-a completamente. Quem a conheceu antes da reforma tem uma ideia de quanto caprichou os arquitetos e paisagistas no projeto. Infelizmente o tempo passou a cidade cresceu os problemas sociais se avolumaram e a praça perdeu seu encanto. 

Abandonada pelo poder público municipal, o que bem poderia ser um lugar de lazer e do teresinense se arrefecer um pouco do calor da cidade,   já que a praça tem uma boa arborização a insegurança tomou conta do local. Só passando por lá quem tem negócio a cumprir nas redondezas e o caminho é pela praça. 

O 16 de agosto está bem próximo e Teresina chegando aos seus 170 anos de existência. E o  Conselheiro no alto de seu pedestal a contemplar com um semblante petrificado a cidade que ele fundou. Uma estátua. E belas palavras em uma das placas comemorativas de inauguração da reconstrução da Praça Saraiva. 

Teresina sempre sóbria, elegante e discreta. Seus governantes nem tanto.

*****
Herivelto Silva Cordeiro é servidor público federal - nas redes sociais. 

Herivelto Cordeiro

Comentários