Corria o ano da graça de 1889, quando, no dia 4 de setembro, um grupo de distintas senhoras dirigiu-se ao então Presidente da Província do Piauí, Teófilo Fernandes, para exigir que se construísse na cidade um teatro digno do povo de Teresina. Com ousado projeto de Alfredo Modrak, o teatro só seria inaugurado no dia 21 de abril de 1894, no governo de Coriolano de Carvalho Silva.
Era o início de uma história que ainda está sendo construída com engenho e arte. O velho Theatro 4 de Setembro continua vivo e imponente no coração de Teresina.
Para resgatar essa história, o então secretário de cultura do Piauí, Fábio Novo, mandou publicar em 2022 o livro Theatro 4 de Setembro - história e imagens de um símbolo cultural.
Ao longo desses 130 anos de existência, a mais importante casa de espetáculo do Piauí enfrentou enormes desafios e, para alegria de todos nós, permanece vivo e vibrante.
Longa vida a este símbolo de beleza resistência.
*****
Cineas Santos, professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.