

Desde o começo de 2015 surgem notícias negativas do Parque Nacional Serra da Capivara. Os repasses feitos mensalmente ao local foram reduzidos, o que inviabilizou a administração do atrativo. O reflexo foram demissões em massa que comprometem a manutenção do patrimônio. Como resposta à crise e a ineficiência de respostas do poder público à situação, surgem movimentos de voluntários que tentam dar sua contribuição. Já mostramos na coluna o SOS Serra da Capivara e hoje o destaque vai para a Expedição Serra da Capivara.
SOS Serra da Capivara tenta mobilizar sociedade em busca de recursos
A mobilização surgiu de um grupo de alunos paulistanos que conheceram o Parque Nacional em uma excursão da escola. Ao saber da situação por que passa o patrimônio, resolveram se movimentar. O grupo começou formado apenas pelos estudantes, mas com o tempo profissionais de diversas áreas se juntaram a eles.
A primeira ação do grupo está sendo a organização da Expedição Serra da Capivara, que acontecerá no parque de 11 a 31 de julho. Os objetivos principais são criar um projeto de divulgação do local, prestar consultoria para a criação de um fundo que permita a captação de recursos com apoio do Banco Mundial e ampliar a relação com as comunidades próximas ao parque.
Foto: Facebook Expedição Serra da Capivara
Voluntária Maria Vitória conheceu a UESPI com ajuda do diretor Márcio Zamboni
Apesar de ousadas, as metas já possuem importantes parcerias. Estudantes e professores da UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco), UESPI e IFPI de São Raimundo Nonato participam ativamente da construção do projeto. “Também já tivemos resposta do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo e de muitas produtoras. São várias instituições que demonstraram interesse em contribuir”, relata Maria Emília, estudante de Relações Internacionais.
Piauí em 7 dias. Roteiro para aproveitar os vôos da Piquiatuba
Para essa primeira visita, o grupo tem como meta básica a captação de imagens para desenvolver uma campanha publicitária sobre a Serra da Capivara. A intenção é divulga-la em várias línguas para atingir mais países. Um outro ponto central é a discussão de projetos turísticos e formulação de estratégias com a comunidade. Para isso, são necessários turismólogos.
Como participar
Os voluntários estão precisando no momento de turismólogos e pessoas que trabalhem diretamente com a comunidade as questões sociais. A Expedição acontece entre 11 e 31 de julho mas quem tiver interesse em contribuir pode participar por apenas alguns dias caso não tenha disponibilidade de tempo.
O primeiro contato pode ser feito pelo Facebook Expedição Serra da Capivara ou pelo email exp.serradacapivara@gmail.com
Nícolas Barbosa
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.