O Conselho Estadual de Cultura - Centro Cultural da Vermelha lança, na próxima quinta-feira (8), às 8h30, a Revista Presença nº 48. O lançamento é uma alusão ao Dia da Cultura, comemorado dia 5 de novembro.
Nesta edição, a tradicional revista traz como assunto principal o Cangaço, abordando sua história e a literatura que o envolve. “O Cangaço é uma parte importante da nossa história social. É um tema que permeia toda a literatura brasileira. E nesta edição trazemos um estudo do médico cardiologista e pesquisador, Leonardo Cardoso Fernandes, que é um grande estudioso do Cangaço”, explica Manoel Paulo Nunes, presidente do Conselho.
Outro destaque da edição é o estudo da linguagem de Torquato Neto feito pela professora, historiadora e membro da Academia Piauiense de Letras, Teresinha Queiroz. “Torquato tem um estilo leve e complexo simultaneamente e, a Teresinha faz um estudo fantástico desta linguagem, que merece ser compartilhado e lido”, enfatiza Manoel.
A Revista Presença é uma publicação semestral distribuída gratuitamente para conselhos estaduais de cultura, secretarias e fundações culturais, bibliotecas públicas, universidades, academias de letras, escolas públicas estaduais, além Acadêmicos e Artistas de todo o país.
Na oportunidade, também será lançado o livro Entre Telhas e Carnaúbas, de Marielly Ibiapina Mascarenhas. Além dos lançamentos, José Elias Martins Arêa Leão coordena a mesa redonda com o tema História da Arte Santeira do Piauí, que terá como debatedores Raimundo Soares Cavalcente (Mestre Dico), Joaquim José Alves (Mestre Kim) e Adriano Rodrigues do Nascimento.
Centro Cultural da Vermelha
O Conselho Estadual de Cultura abriga ainda o Centro Cultural da Vermelha que conta com a Biblioteca Auristela Soares Lima, que tem um acervo com cinco mil exemplares de diversas áreas.
A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 21h e conta com espaço refrigerado e internet wifi. “Essa biblioteca é de toda a população que precisa de um espaço tranquilo para estudar. Nosso acervo conta inclusive com uma coleção do Correio Braziliense, primeiro jornal impresso no Brasil”, destacou.
A estudante de Medicina Iuli Zambia é frequentadora assídua do Centro Cultural da Vermelha. “Venho aqui, no mínimo, três vezes por semana. Gosto do ambiente, é silencioso, tranquilo e todos os funcionários são muito receptivos”, pontuou a estudante.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.