A 11ª edição do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2021 começa, nesta segunda-feira (22), com vasta programação que acontecerá durante uma semana, terminando no domingo (28), em Teresina. A maioria dos espetáculos serão realizados no Espaço Cultural Trilhos, que fica na Av. Miguel Rosa, um espetáculo também no Theatro 4 de Setembro, além de oficina no Clube dos Diários e uma programação literária no Espaço Casa Soraya Guimarães.
Nesta segunda-feira, será realizada a abertura oficial no Pátio Central do Espaço Cultural Trilhos, às 19 horas, com a presença de autoridades, a organização do evento, feita pelo Grupo Harém de Teatro, além de artistas que já estão chegando à capital e o público que gosta de arte, teatro e cultura.
Às 19h30, no Teatro Estação, que fica também no Espaço Cultural Trilhos, será realizado o primeiro espetáculo do FestLuso com o Grupo Vilavox, da Bahia, que traz o monólogo Medeia Negra, com a atriz Márcia Limma e direção de Tânia Lima, com uma hora de duração. A montagem traz um drama e uma metáfora do mito de Medeia (tragédia grega de Eurípides, datada de 431 a.C), aqui na personagem de uma negra, caracterizando a história imposta pelo patriarcado em uma metáfora das mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar.
Fechando a primeira noite do festival, às 21h30, será realizado o show musical da banda Bia e os Becks – Universo Quenga, no Pátio Central do Trilhos. A organização do FestLuso informa que todas a programações são gratuitas ao público, sendo obrigatório a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, uso correto de máscara e uso de álcool em gel. Nesta edição, o evento traz uma programação híbrida com um espetáculo a ser transmitido direto de Portugal (Chama “mãe” ao coração – Diálogos do corpo e da palavra Folha de Medronho Artes Performativas) e transmitido no FestLuso pelos canais do YouTube e Faceboock do FestLuso e Equatorial Energia.
Todas as demais apresentações presenciais também serão transmitidas pelos canais do FestLuso no Facebook e no Youtube. O FestLuso 2021 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / Secult/ Siec e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.